Ubatuba receberá exposição de arte que retrata a cultura caiçara

Post 79 de 361

Trabalho artístico será exposto no Sobradão do Porto até o final do mês de julho

exposição artesanato oca
Ubatuba estará recebendo a exposição “Projeto Origens fase III – Caiçaras”, que retrata a cultura caiçara através da cerâmica. O material artístico estará exposto a partir do dia 23 de junho e vai até o dia 30 do mês que vem.

A população caiçara é, atualmente, um dos últimos traços visíveis do momento da criação do povo brasileiro. É com esta afirmativa de reconhecimento pela cultura que a exposição foi elaborada.

Depois de dois anos de estudo sobre o tema “caiçaras”, os artistas pretendem comunicar ao público as festas, religiosidade, lendas, contos e o cotidiano do povo que fez nascer esta cultura legítima.

A riqueza cerâmica  dos povos indígenas e negros  originam a cultura caiçara em seus fazeres cerâmicos, restringindo sua produção aos utilitários para cozinha, potes, tinas e panelas – curiosidade cultural que muitos ainda desconhecem.

Este trabalho é uma realização dos ceramistas do Grupo Oca, de Ubatuba, e do Grupo Ubuntu, de Caraguatatuba. Os ceramistas de Caraguatatuba são: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiatta, Mari Burattini e Zandoná. Já os de Ubatuba são: Denise Magon, Érica Sanches, Licida Vidal, Malu Ramos eThais Mancuso.

Serviço:
Exposição: Origens Fase III – Caiçaras
Data de abertura: 23/06/2017
Data de fechamento: 30/07/2017
Local: Praça Anchieta, n° 38, rua Balthazar Fontes, Centro (Sobradão do Porto)
Horário de visitação da exposição: das 10h às 18h, de segunda a sexta. Das 14h às 22h, sábado e domingo.

banner-uba

 

Menu