Vídeos ensinam passo a passo de artesanato tradicional no canal do Instituto Capiá

Publicado em: 29 de outubro de 2024

Os vídeos das oficinas de “Transmissão de Saberes e Fazeres Artesanais”, promovidas pelo Instituto Capiá, já estão disponíveis no YouTube da organização. As gravações documentam mestres e mestras das comunidades de Ubatuba ensinando técnicas tradicionais, com o objetivo de preservar esses conhecimentos e promover sua continuidade.

Entre as oficinas, destacam-se as “Vivências de Tipiti”, orientadas pelo Mestre Maximiano no Quilombo do Camburi e as “Vivências de Galinha de Cipó Timupeva”, conduzidas pelo Mestre Vinturante no Quilombo Sertão do Itamambuca, que compartilharam experiências de cestaria. Há ainda iniciativas como da artesã Samara Souza, do Quilombo da Caçandoca, que ensina a fazer brincos com fibra de bananeira. No total, o canal reúne mais de 25 vídeos sobre práticas artesanais.

Nesses conteúdos, os mestres apresentam o passo a passo da confecção de cestos e outros objetos, preservando técnicas que se encontram em risco de extinção. As atividades integram o projeto Raízes que Tecem, desenvolvido desde 2016, com o propósito de fortalecer as práticas culturais e produtivas das comunidades quilombolas e tradicionais de Ubatuba. Atualmente, o projeto faz parte do Programa Escolas Livres, apoiado pelo Ministério da Cultura.

“O acervo é um recurso acessível a todos, essencial para manter esses saberes vivos para futuras gerações”, afirmou Leonardo Estevam, cofundador do Instituto Capiá, convidando todos a acompanharem os materiais no endereço – https://www.youtube.com/@institutocapia8310.

O Instituto Capiá é composto por educadores e educadoras de Ubatuba e visa dar continuidade aos saberes e fazeres dos povos tradicionais, promovendo a troca de conhecimentos entre gerações. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apoia a iniciativa e, em breve, também disponibilizará os vídeos no seu canal oficial no YouTube.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft