Ubatuba terá Encontro de Folias de Santos Reis

Post 9 de 438

folia de reisBuscando manter vivas as tradições das Folias de Reis, a Paróquia Exaltação à Santa Cruz, juntamente com a FundArt, Prefeitura Municipal e Pastoral Fé & Cultura, realizam no dia 6 de janeiro o Encontro de Folias de Santos Reis.

O encontro acontece na Igreja Matriz, no centro da cidade, às 19h30 com missa solene seguida de apresentação de vários grupos de folia do município.

Pela tradição, no dia 6 de janeiro se comemora a visita dos Santos Reis Magos ao Menino Jesus, guiados pela estrela, oferecendo-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

A Folia de Santos Reis é uma manifestação popular de cunho religioso introduzida no Brasil através da colonização portuguesa.

Em Ubatuba a Folia de Santos Reis é composta por caiçaras e jovens foliões de diversas praias e sertões do município, que com suas violas, violões, machetes, rabecas, pandeiros e caixa percorrem as capelas, casas, visitando os devotos durante a noite.

Algumas Folias de Santos Reis iniciaram suas peregrinações no mês de dezembro, encerrando com o grande encontro de folias que este ano contará com a participação expressiva de grande parte dos grupos do município. São eles: Grupo de Folias de Santos Reis Caiçara, São Roque do Promirim, São Geraldo do Itaguá, São Miguel Arcanjo (legado da Folia Mané Babirro), Zeca Pedro e Nova geração (Maranduba e Sertão da Quina), Cia de Santos Reis Tijolinho de Jesus, Mineiros de Ladainha (bairro Bela Vista), Folia Sagrada Família e Folia Santa Cruz; cada qual com suas peculiaridades, versos, toadas e instrumental. Trata-se de uma manifestação muito antiga que foi, e ainda é passada de geração a geração entre praias e sertões de Ubatuba.

SERVIÇO
Encontro de Folias de Santos Reis
Data: 06 de janeiro – Sábado
Horário: 19h30
Local: Igreja Matriz (Paróquia Exaltação à Santa Cruz)
Realização: Paróquia Exaltação à Santa Cruz; FundArt; Prefeitura Municipal; Pastoral Fé & Cultura

Menu