Ubatuba recebe Seminário Euro-brasileiro de Choro no mês de abril

Post 59 de 534

Programação acontece em homenagem ao Dia do Choro, comemorado em 23 de abril, dia do aniversário de Pixinguinha.

Apesar do nome, o choro possui um ritmo alegre e agitado, onde o improviso e as habilidades dos músicos se destacam durante as apresentações.

O choro, ou chorinho como é popularmente conhecido, é considerado o mais antigo gênero musical brasileiro e teve adeptos e criadores geniais, como: Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Severino Araújo, Altamiro Carrilho – e dezenas de outros mais.

O Brasil é o berço do ritmo, e em razão disso pessoas de vários lugares do mundo buscam o país para aprenderem mais sobre esse estilo musical que segue enraizado na cultura nacional.

Esse interesse pelo tradicional ritmo levou a criação do Seminário Euro-brasileiro de Choro, que após duas temporadas em Minas Gerais, chega ao estado de São Paulo.

O propósito do seminário, dirigido por Maria Inês Guimarães – Presidente do Clube do Choro de Paris e do Cebramusik e Olivier Lob que fundou a Casa de Choro em Toulouse, é proporcionar o intercâmbio entre músicos europeus e brasileiros, através de rodas de choro, concertos e apresentações abertas, que em Ubatuba acontecerão nos dias 24 e 25 de abril, na Praça Anchieta às 19h30, em frente ao Sobradão do Porto.

O encerramento do Seminário acontece na quinta-feira, dia 26 de abril, em um concerto com todos os professores. A apresentação única será no Teatro Municipal de Ubatuba a partir das 20h. A entrada é gratuita!

O evento é uma realização da Casa de Choro em Toulouse (França) com o apoio do Club du Choro de Paris e Cebramusik. Em Ubatuba, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt e da Comtur.

SERVIÇO
Seminário Euro-brasileiro de Choro
24 e 25 de abril: Rodas de choro
Local: Praça Anchieta (em frente ao Sobradão do Porto)
Horário: 19h30
26 de abril: Concerto dos professores
Local: Teatro Municipal de Ubatuba (Distribuição dos ingressos a partir de 24 de abril)
Horário: 20h
Entrada gratuita.

Menu