Ubatuba recebe Seminário Euro-brasileiro de Choro no mês de abril

Post 5 de 480

Programação acontece em homenagem ao Dia do Choro, comemorado em 23 de abril, dia do aniversário de Pixinguinha.

Apesar do nome, o choro possui um ritmo alegre e agitado, onde o improviso e as habilidades dos músicos se destacam durante as apresentações.

O choro, ou chorinho como é popularmente conhecido, é considerado o mais antigo gênero musical brasileiro e teve adeptos e criadores geniais, como: Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Severino Araújo, Altamiro Carrilho – e dezenas de outros mais.

O Brasil é o berço do ritmo, e em razão disso pessoas de vários lugares do mundo buscam o país para aprenderem mais sobre esse estilo musical que segue enraizado na cultura nacional.

Esse interesse pelo tradicional ritmo levou a criação do Seminário Euro-brasileiro de Choro, que após duas temporadas em Minas Gerais, chega ao estado de São Paulo.

O propósito do seminário, dirigido por Maria Inês Guimarães – Presidente do Clube do Choro de Paris e do Cebramusik e Olivier Lob que fundou a Casa de Choro em Toulouse, é proporcionar o intercâmbio entre músicos europeus e brasileiros, através de rodas de choro, concertos e apresentações abertas, que em Ubatuba acontecerão nos dias 24 e 25 de abril, na Praça Anchieta às 19h30, em frente ao Sobradão do Porto.

O encerramento do Seminário acontece na quinta-feira, dia 26 de abril, em um concerto com todos os professores. A apresentação única será no Teatro Municipal de Ubatuba a partir das 20h. A entrada é gratuita!

O evento é uma realização da Casa de Choro em Toulouse (França) com o apoio do Club du Choro de Paris e Cebramusik. Em Ubatuba, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt e da Comtur.

SERVIÇO
Seminário Euro-brasileiro de Choro
24 e 25 de abril: Rodas de choro
Local: Praça Anchieta (em frente ao Sobradão do Porto)
Horário: 19h30
26 de abril: Concerto dos professores
Local: Teatro Municipal de Ubatuba (Distribuição dos ingressos a partir de 24 de abril)
Horário: 20h
Entrada gratuita.

Menu