Ubatuba recebe Oficina de Máscaras neste sábado

Publicado em: 31 de agosto de 2017

Aula será no dia 2 de setembro, das 10h30 às 14h30

(c) Marcella MeneguelloO treinamento com máscaras pode estimular a criatividade do intérprete, incentivar a teatralidade e revelar a expressividade corporal.

Através desta afirmativa, Augusto Marin, diretor do espetáculo e do Teatro Commune, de São Paulo, pretende realizar uma Oficina de Máscaras (Commedia Dell’Arte) em Ubatuba.

No dia 2 de setembro, das 10h30 às 14h30, no Sobradão do Porto, o público deve aprender a esconder o rosto e, de uma forma artística, substituir sua identidade pessoal por outras. Interessados poderão realizar sua inscrição antecipadamente na sede administrativa da FundArt.

Os que estarão presentes terão a oportunidade de desfrutar da experiência de Augusto Marin, que é mestre em artes cênicas pela ECA/USP. Ele realizou a pesquisa “Arlequim na Dramaturgia Performativa de Dario Fo”.

A oficina visa a criação de cenas curtas a partir da improvisação com as máscaras de Commedia Dell`arte, dentre elas, a de Pantaleão, Arlecchino, Briguella, Dottore, Capitano, Scaracco, Razullo, Franceschina, Ragonda, entre outros. Ao final, os alunos apresentarão cenas cômicas em duplas ou trios.

Commedia Dell’Arte

A Commedia Dell’Arte é um gênero teatral que surgiu na Itália, no século 16 e influenciou o teatro moderno de Shakespeare, Molierè e Goldoni.

Consiste na arte do ator e na sua relação com a criação do espetáculo. Suas características são a improvisação, o uso da máscara cômica, o grotesco, as obscenidades, a relação direta com o público e a crítica social.

(c) Marcella MeneguelloSegundo o livro de Dario Fo, Manual mínimo do ator, a originalidade e a espetaculosidade da Commedia Dell’Arte não são determinadas somente pelo uso de máscaras, mas por uma concepção revolucionária do fazer teatral e do papel único assumido pelos atores.

As máscaras são um poderoso instrumento para o desenvolvimento de uma interpretação não realista, baseada na comunicação e na reflexão social, que possibilita a experimentação e a construção de personagens-tipo, de forma convencional, com o uso de figurinos estilizados, alguns dotados de características fantásticas e grotescas.

Realização: Projeto Anti-Comics – Edital de Circulação do ProAC

Apoio local: Empório Ubatuba, O Limoeiro, Risoteria Francisco, Alentejano, Forneria Bixiga, Pop Mix e Jornal A Cidade.

SERVIÇO

 

 

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