Publicado em: 16 de agosto de 2017 | Última atualização em: 21 de agosto de 2017
As obras ficarão expostas no Sobradão do Porto, a partir do dia 22 de agosto
“Meu mundo é de papel”, da artista Eunice Coppi, exposição inédita em Ubatuba, marca o Dia Nacional do Folclore no município.
As figuras criadas pela artista popular são feitas de papel e goma – polvilho azedo – pintadas com látex e verniz, para o acabamento.
Os personagens são caracterizados nos mínimos detalhes, com roupas, calçados e assessórios. Retratam as mais diversas manifestações populares, cotidiano vivenciado pela artista durante a infância.
As 255 peças estarão expostas no Sobradão do Porto, a partir do dia 22 de agosto, e marcam a comemoração ao Dia Nacional do Folclore. A vinda da exposição foi possível em razão da parceria entre a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) e o Museu do Folclore de São José dos Campos.
Para Camila Marujo, diretora cultural da FundArt, Eunice retrata o universo da cultura popular de forma simples e acessível. “Suas obras encantam pela riqueza de detalhes e movimento.”
Tanto moradores da cidade quanto turistas poderão visitar as obras gratuitamente até o dia 17 de setembro. A FundArt ainda receberá o agendamento de escolas e grupos interessados (veja os horários abaixo).
Meu mundo é de papel
A exposição é colorida, rica em particularidades – mesmo sendo acessível a todos – tem um movimento épico e atual, deixa qualquer um curioso e atrai o olhar mais distante.
Eunice coloca um sentimento riquíssimo em sua arte: a experiência do que já viveu e aprendeu com a vida.
Suas figuras de papel expressam momentos de sua infância (retratadas nos personagens), bem como manifestações folclóricas.
A artista desenvolve este trabalho diferenciado há mais de 20 anos. No entanto, antes de aperfeiçoar as técnicas que envolvem o papel, Eunice fazia figuras de argila – a arte realmente pulsa em suas veias.
Artista
Eunice é mineira, do município de Sabará, mas mora em São José dos Campos (SP) há mais de 40 anos. Ela é casada e tem três filhos que já estão criados.
Mulher firme e exemplo de vida, trabalhou na roça quando era criança. Na sua infância já demonstrava vocação artística, quando fazia brinquedos de barro e palha de milho.
SERVIÇO
- Exposição: “Meu mundo é de papel”, de Eunice Coppi
- Período da exposição: 22 de agosto a 17 de setembro
- Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e aos finais de semana e feriados, das 14h às 22h (com possibilidade de agendamento prévio para escolas e grupos em horários diferenciados).
- Local: Sobradão do Porto, Praça Anchieta, 38 – Centro
- Entrada: Gratuita