Ubatuba participa da 16ª Semana Nacional de Museus

Post 127 de 609

Ação acontece de 14 a 18 de maio no Museu Histórico “Washington de Oliveira”

Em 2018, ano em que é comemorado o bicentenário de museus no Brasil, a Semana Nacional de Museus, em sua 16ªedição, apresenta o tema “ Museus Hiperconectados: Novas abordagens, Novos públicos.

A fim de levar ao público de Ubatuba mais conhecimento sobre a nossa história, a FundArt abraçou a iniciativa e estará participando da #semanamuseus2018, onde irá promover, de 14 a 18 de maio, visitas pedagógicas monitoradas no Museu Histórico “Washington de Oliveira”.

As escolas ou grupos maiores interessados em participar das visitas deverão agendar com antecedência pelo e-mail: contato@fundart.com.br ou pelo telefone: (12) 3833-7000.

Saiba mais:

O Museu (Cadeia Velha)

A Cadeia Velha, considerada a primeira construção de linhas modernas de Ubatuba no século XX, foi projetada por Euclides da Cunha, autor da famosa obra “Os Sertões”, e funcionário do Governo do Estado de São Paulo naquele período.

O prédio, inaugurado em 1902, foi a primeira cadeia de Ubatuba, hospedando desde presos considerados de baixa periculosidade, até condenados a caminho da Colônia Correcional do Porto das Palmas (Presídio da Ilha Anchieta).

A cadeia funcionou no local até 1976, quando foi transferida para a Rua Thomaz Galhardo. Após uma reforma sediou o Centro Municipal de Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura, e de 1984 a 2000 foi sede da CETESB – Companhia Estadual de Tratamento de Esgoto e Saneamento Básico. Em 2001, foi reconhecido como Patrimônio Histórico Municipal e passou a ser a sede do Museu Histórico de Ubatuba.

Acervo

O Museu conta com acervo composto por materiais arqueológicos dos primeiros habitantes da região, utensílios antigos, móveis e objetos pessoais de Madre Glória e do farmacêutico Washington de Oliveira (Seu Filhinho). Também faz parte do acervo a Exposição “Ubatuba: o redescobrir da história” – projeto de pesquisa bibliográfica e documental da cidade.

 

Menu