Seção de Educação Especial de Ubatuba firma parceria com a FundArt

Post 12 de 665

Da esquerda para a direira: a chefe da Seção de Educação Especial, Maria de Lourdes Teixeira – Malu, a Diretora de Cultural da FundArt, Camila Marujo, e Paulo Márcio Prado, secretário adjunto de Educação.

No início desta semana, uma reunião entre a Secretaria de Educação e a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FundArt, discutiu um assunto muito importante e cada dia mais comum no cotidiano: a inclusão.

O encontro, que contou com a presença do secretário adjunto de Educação, Paulo Márcio Prado, da chefe da Seção de Educação Especial, Maria de Lourdes Teixeira – Malu e da Diretora Cultural da FundArt, Camila Marujo, deu forma a um projeto, que deve começar em abril, e visa a capacitação dos profissionais responsáveis pelas oficinas que a FundArt oferece, pois a procura por crianças com necessidades especiais têm aumentado e eles ainda não possuem formação específica para, efetivamente, promover a inclusão.

De acordo com Malu, o setor será responsável por fazer um levantamento, por meio de pesquisa, dos alunos da Rede Municipal de Ensino que apresentam diagnóstico enquadrado na educação especial e que tenham interesse em participar de algum curso, filtrando, também, qual a modalidade. Essa informação vai identificar quais os cursos que têm a necessidade de serem adaptados.

Além disso, haverá uma serie de encontros com esses arte-educadores, que vão abordar quatro aspectos da educação especial: a importância do vínculo afetivo na relação com as crianças com necessidades especiais e a importância da comunicação na arte; deficiência intelectual; libras e autismo.

“Em um primeiro momento, o objetivo é oferecer um panorama geral, mostrando esses vários aspectos para que os educadores possam compreender esse universo. Posteriormente, vamos alinhar com eles uma agenda com as datas dos demais encontros, que vão aprofundar os temas”, explicou Malu.

Vem novidade por aí

Além do projeto, está previsto, também para abril, um evento no Teatro Municipal. Promovido também pela parceria entre as secretarias, a proposta é trazer um profissional capacitado em contação de história para falar sobre ludicidade.

 

Fonte: Prefeitura Municipal
Disponível em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/sme/secao-de-educacao-especial-de-ubatuba-firma-parceria-com-a-fundart/

Menu