Publicado em: 22 de junho de 2016 | Última atualização em: 27 de setembro de 2016
Faltam dois dias para dar a largada da maior festa tradicional de Ubatuba. Organizada há 93 anos, a Festa de São Pedro Pescador mais uma vez apresenta uma programação diversa e cheia de atrações. Shows, corrida de canoas, a deliciosa barraca da tainha, grupos tradicionais e muito mais.
A 93ª Festa de São Pedro Pescador acontece entre os dias 24 a 29 de junho, o evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt em parceria com a Colônia Z10 de Pescadores e a Paróquia Exaltação da Santa Cruz. O patrocínio é da Petrobras e Governo Federal.
Durante todos os dias de festa, o rancho caiçara construído na Praça de Eventos torna-se palco para encontros do povo caiçara. Pessoas mais velhas, jovens e crianças dividem o ambiente que recria as casas que eram construídas antigamente em Ubatuba. O fogão a lenha é a atração e ali são preparados cafés, paçoca e outras iguarias da cozinha caiçara.
Para abrir as festividades em louvor ao santo padroeiro dos pescadores, a banda de forró Dona Zaíra irá animar a noite da sexta-feira, dia 24 de junho. No mesmo dia acontece o tradicional desfile “Rainha dos Pescadores” que elege a musa da festa. A festa de 2016 reserva atrações imperdíveis e as tradicionais atividades realizadas todos os anos. Confira abaixo todos os horários e programe-se para não perder essa festa incrível. O evento acontece na Praça de Eventos de Ubatuba, localizada na Avenida Iperoig, no centro do município.
As delícias da culinária caiçara
A gastronomia da Festa de São Pedro Pescador irá trazer ao público a deliciosa barraca da tainha. Organizada pela Colônia de Pescadores Z10, o prato é servido acompanhado de vinagrete, arroz e farofa que combinam com a deliciosa tainha escalada na brasa. A barraca que é coordenada pela comunidade caiçara pesqueira, oferece aos visitantes esse prato tradicional da festividade e outras opções deliciosas feitas com frutos do mar. O prato completo será vendido pelo valor de 49 reais.
Barracas de entidades beneficentes também farão parte da programação gastronômica da festa. Iguarias da cozinha caiçara, doces, quitutes diversos e bebidas juninas irão dar mais sabor as opções para comer e beber.
Fé e devoção
Em 2016, a festa que completa 93 anos, tem início no dia 24 de junho, sexta-feira, com a Procissão do Mastro de São Pedro saindo da Igreja Matriz às 18h30 até a Praça de Eventos. Esse ano a procissão contará com a presença da Retreta Maestro Pedrinho acompanhando os fiéis até o local da festa. Ao mesmo, as canoas que levam a imagem de São Pedro para a capela da Vila Caiçara, saem da Prainha do Matarazzo com destino a Praça de Eventos para a benção do mastro e abertura oficial do evento.
No dia 29 de junho, dia de São Pedro, a imagem do santo será conduzida em procissão da Igreja Matriz até a Barra dos Pescadores, onde o santo é colocado no barco que lidera o cortejo para a procissão marítima com a Bênção dos Anzóis, para que a pesca seja abundante o ano todo. A Procissão Marítima está marcada para as 13h30 do dia 29, mas sempre condicionada a questões de maré e condições climáticas.
Após a Procissão Marítima a imagem de São Pedro é conduzida até o palco da festa, onde acontecerá a Missa Campal às 15h. Após a missa haverá show da banda católica Conversão às 18h.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Dia 24 de junho (sexta-feira)
- 18h30 Procissão do mastro de São Pedro Pescador (com saída da igreja matriz)
- 18h30 Procissão de canoas caiçaras
- 20h Abertura oficial do evento com Lira Sax
- 21h Concurso Rainha dos Pescadores 2016
- 23h Dona Zaíra
Dia 25 de junho (sábado)
- 9h Chegada da Folia do Divino na Barra dos Pescadores
- 12h Almoço na Barraca da Tainha
- 19h30 Leilão de Remos
- 20h30 Banda Lira Padre Anchieta e convidados
- 22h Dança da Fita do Itaguá
- 22h30 Alan de Oliveira
Dia 26 de junho (domingo)
- 9h Corrida de canoas caiçara
- 12h Entrega da premiação corrida de canoas caiçara e soltura de tartarugas marinhas (Projeto Tamar)
- 19h “A Magia da Dança” Oficina de Dança FundArt
- 20h Congada de Bastões de São Benedito
- 21h Dendê MC
- 22h30 Super Máfia
Dia 27 de junho (segunda-feira)
- 18h Quadrilha Teco-Teco Biru-Biru (Queluz-SP)
- 19h Fandango Caiçara e Fandango Ubatubano
- 20h Coro da Lira
- 21h AtribodalmA
- 22h30 Engrennagem
Dia 28 de junho (terça-feira)
- 19h Encontro Junino (danças e quadrilhas)
- 20h Concertada
- 21h Motiva Fé
- 22h30 Leandro Araújo e banda
Dia 29 de junho (quarta-feira) *Dia de São Pedro Pescador
- 12h Almoço na Barraca da Tainha
- 13h30 Procissão marítima
- 15h Missa campal
- 18h Conversão
- 19h Homenagem aos Mestres Caiçaras
- 20h Cantamar
- 21h30 Trio Virgulino