Romaria do Divino Espírito Santo encerra peregrinação em Ubatuba neste ano

Publicado em: 4 de agosto de 2025

Após mais de dois meses de peregrinação por ruas, praias e sertões de Ubatuba, a tradicional Romaria do Divino Espírito Santo foi concluída neste fim de semana, levando tradição e fé a todas as regiões da cidade – com a participação de dois grupos tradicionais: a Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba, liderada por Mestre Pedrinho, e a Folia Caiçara do Divino Espírito Santo, coordenada por Peola Maria.

O encerramento da Romaria ocorreu no domingo, dia 3 de agosto, com a última visita do grupo de Mestre Pedrinho ao bairro da Figueira. Desde o final de abril, os dois grupos realizaram suas peregrinações aos finais de semana, passando por cerca de 200 endereços cada um, entre casas, capelas e comunidades. Enquanto o grupo de Mestre Pedrinho se concentrou nas regiões norte e central do município, a Folia Caiçara percorreu os bairros da região sul, formando um circuito que levou a bandeira sagrada de porta em porta, de norte a sul do território de Ubatuba.
“Passamos por diversos bairros desde o dia 26 de abril, durante todos os finais de semana até o final de julho. Tentamos resgatar essa tradição com compromisso e temos a sensação de dever cumprido em mais um ano”, afirmou Peola Maria, representante da Folia Caiçara.

Segundo Mestre Pedrinho, a Romaria do Divino é uma das manifestações mais antigas da religiosidade popular no município e, com o encerramento de mais uma edição, reafirma seu papel como prática coletiva que articula memória e identidade. “Como mestre, há 25 anos participo da folia, e nossa previsão é continuar, para manter essa tradição viva”, comentou.

A Romaria do Divino Espírito Santo contou com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, que neste ano destinou R$ 30 mil aos dois grupos (R$ 15 mil para cada um), por meio de edital de fomento específico para essa expressão cultural. “Lançamos um edital para contemplar as expressões culturais da Folia do Divino, disponibilizando esse valor para a preservação desse costume, que merece ser passado para as futuras gerações, levando cultura e tradição de porta em porta”, explicou a diretora-presidente da Fundação, Thaila Brito.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft