Publicado em: 4 de abril de 2024
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira vai sediar nesta sexta-feira, dia 5 de abril, às 18h30, uma prosa sobre o livro “Canoa Emborcada – uma saga do povo caiçara” com o autor Santiago Bernardes. O evento será realizado na sala 6, com entrada gratuita.
O livro retrata a chegada da construção da Rodovia BR-101 no litoral, na década de 1970, expondo os conflitos de uma comunidade atingida pelo progresso, a complexidade das relações e as transformações na vida e no território caiçara.
Santiago Bernardes, que é caiçara de Ubatuba e biólogo, também é autor dos livros: Palavrandando (poemas); O livro do Mar (vivências caiçaras); O livro da Terra (poemas campesinos); e Caderno de Águas (contos).
Descrição da obra
Nas palavras do cronista caiçara José Ronaldo dos Santos, o livro é descrito da seguinte maneira: “Canoa emborcada – para quem não sabe – é canoa virada, descansando depois de uma tarefa cumprida pelo povo do mar, das águas. Assim considero que deve estar se sentindo o estimado Santiago Bernardes, o ‘Santi’, ao finalizar mais uma obra literária. A canoa chega ao fim de sua viagem, mas a peleja dos caiçaras continuará contra os desdobramentos da especulação imobiliária e enfrentado crises na própria comunidade que se contagia com o fermento da discórdia, da cobiça, da tentação de copiar o opressor. A Canoa emborcada pode ser um farol importante nessa navegação. Desde o começo da leitura eu percebi um lado fantástico entremeado de fatos históricos, cujo pano de fundo era a construção da BR-101, a Rio-Santos. Personagens reais se teceram pela história, nomes conhecidos e familiares se compuseram pela escrita talentosa a nos relembrar o quanto é importante juntar nossas memórias caiçaras”, destacou.