Publicado em: 13 de junho de 2025
Começará neste sábado, 14 de junho, o projeto “Xêpa – Literatura na Feira”, que levará um espaço de leitura para a praça BIP, em Ubatuba, durante a feira livre. A atividade será realizada aos sábados, das 9h às 12h, até o dia 2 de agosto, promovendo acesso gratuito a livros de autores negros e indígenas.
Com estrutura composta por tenda, tatames, almofadas e cadeiras, o espaço contará com mediação de leitura realizada por educadores formados em oficinas específicas do projeto. O objetivo é criar um ambiente de aproximação com o livro e o hábito de leitura em um local de circulação popular.
“A presença da leitura em um espaço não convencional incentiva a curiosidade, fortalece o hábito de leitura e aproxima o livro do cotidiano das pessoas”, explica o idealizador da ação, Venício Toledo.
O projeto também inclui uma oficina para coordenadoras da rede pública municipal, baseada no livro “Como ser um educador antirracista”, de Bárbara Carine, com foco no fortalecimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.
A programação na praça Bip, aos sábados pela manhã, terá ainda contações de histórias, oficina de bonecas Abayomi, doações de balaios literários para as Quilombotecas da Fazenda e da Caçandoca, e um sarau de encerramento.
As contações de histórias serão realizadas nas seguintes datas:
- 21 de junho – “Nós do Axé”, com Bethânia Souza
- 5 de julho – “Adebumi, meu verdadeiro nome”, com Rosa Luz
- 12 de julho – “Que história é essa?”, com Palhaço Piléquinho
- 26 de julho – “Celebração do Milho”, com Bruna Amado
O “Xêpa – Literatura na Feira” é um projeto contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.