Publicado em: 27 de março de 2025
Viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Arte e Cultura – Fundart, o projeto “Sob a Luz Ancestral” está com inscrições abertas para mulheres negras e pardas de Ubatuba interessadas em participarem de um ensaio fotográfico e um momento de vivência de escuta ativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março, pelo link: forms.gle/eikRhqG2kNpnQUbYA.
A iniciativa, desenvolvida pela fotógrafa e terapeuta Gisele Olliotti, tem como objetivo dar visibilidade às vozes femininas negras e fortalecer a identidade e a ancestralidade local. Serão selecionadas 15 mulheres maiores de 18 anos para integrarem o ensaio fotográfico, com base nas respostas enviadas no formulário de inscrição. O agendamento das sessões fotográficas será realizado conforme a disponibilidade das participantes e da autora do projeto, garantindo uma experiência personalizada para cada mulher envolvida.
“Em um contexto de ampliação do racismo estrutural e da invisibilidade das vozes negras, ‘Sob a Luz Ancestral’ busca fortalecer o protagonismo feminino negro e os laços comunitários por meio da arte e da cultura”, afirma Gisele, que será responsável pelas fotografias e, como terapeuta, ouvirá as participantes, transcrevendo parte de seus relatos nas legendas das imagens, que também serão entregues a elas.
As fotografias e os relatos gerados no projeto serão exibidos em uma exposição online, com data e link a serem divulgados em breve. O projeto ainda contará com uma oficina de capacitação para até 35 jovens mulheres negras e pardas de escolas públicas de Ubatuba, prevista para o segundo semestre.