PROJETO RAÍZES QUE TECEM FORTALECE A PRODUÇÃO ARTESANAL E A ARTICULAÇÃO DE NÚCLEOS EM UBATUBA

Atualizado em: 8 de abril de 2021

O Projeto foi contemplado em 2019 no edital da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural – Incentivo ao desenvolvimento da economia criativa.

O projeto Raízes que Tecem tem como objetivo fortalecer a produção artesanal e a articulação de núcleos produtivos de artesãos(ãs) de quatro comunidades tradicionais de Ubatuba/SP: Camburi, Quilombo da Caçandoca, Quilombo da Fazenda e Quilombo do Sertão de Itamambuca.

O Instituto Capiá, que executa o projeto, é uma organização de caráter educativo, cultural, social e ambiental que tem como propósito realizar ações educativas de valorização e estímulo à continuidade dos saberes e fazeres dos povos tradicionais e promover a troca entre mestres e mestras da sabedoria popular e a atual geração.

Em virtude do isolamento social nos qual estamos submetidos devido ao Covid-19, foram produzidos uma série de materiais que partilham conhecimentos, na vivência e na troca Inter geracional.

Foram produzidos 14 vídeo aulas, com o objetivo de registrar um passo a passo da produção de um artesanato tradicional, bem como um registro sobre sua história de vida do(a) artesão(ã), os saberes que envolvem a prática, formas de aprendizado e transmissão.

Vale ressaltar que um registro como este nunca havia sido realizado no município, sendo de extrema importância como elemento para salvaguarda desse rico patrimônio cultural ainda pulsante nas comunidades da região.

Todas as vídeo aulas encontram-se hospedadas no canal do Youtube – Instituto Capiá (Canal: https://www.youtube.com/channel/UCVS2URwDbcVUPTRJNljYHAA), bem como no site do Instituto: www.institutocapia.org.

Além disso, foi produzido o documentário “Raízes que Tecem” que retrata a rica produção artesanal presente nas comunidades tradicionais quilombolas e caiçaras de Ubatuba, sua relação com o território e os desafios e conquistas dessas comunidades para permanecer em suas terras de origem, em frente aos processos violentos de opressão e expulsão territorial. O documentário pretende representar um pouco desse rico e sensível universo cultural, os desafios enfrentados e o histórico de luta dessas comunidades em seus territórios.

O documentário está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=HquuwejMVkQ&feature=youtu.be

E, por fim, foi realizado a construção de um catálogo virtual, que funcionaria como um meio de mapeamento dos(as) artesãos(ãs), divulgação da produção e contato direto dos(as) artesãos(ãs), para fomento do escoamento da produção.

Fazem parte do catálogo 28 artesãos(ãs), sendo 13 artesãos(ãs) do Quilombo da Fazenda, 1 artesão do Quilombo do Sertão do Itamambuca, 7 artesãs do Quilombo da Caçandoca e 7 artesãos(ãs) da comunidade do Camburi.

O catálogo pode ser acessado a partir do endereço: https://www.institutocapia.org/artesanato-em-rede.

 

Fonte: Instituto Capiá, Leonardo Estevan

 

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft