Projeto oferece oficina de canoa e remo caiçara gratuita no Saco da Ribeira

Atualizado em: 25 de março de 2024

Com objetivo de divulgar o artesanato e a cultura caiçara, o projeto “Arte é Cultura” promoverá no dia 7 de abril, das 9h30 às 15h30, no Píer do Saco da Ribeira, uma oficina de Canoa e Remo Caiçara, aberta para toda a população de forma gratuita.

Durante o evento, que contará com as instruções dos canoeiros Renato Bueno e Marquinho da Almada, haverá ainda passeio de canoa para a criançada. Segundo a organização, não há limites de vagas e também não é necessário realizar inscrição prévia. Para participar, basta comparecer ao local no horário estabelecido.

O projeto “Arte é Cultura” surgiu de um trabalho já realizado nos bairros da cidade para o resgate da cultura canoeira. “O mestre canoeiro, Renato Bueno, durante sua trajetória de vida, sempre desenvolveu projetos e oficinas em várias comunidades de Ubatuba e região, ajudando e ensinando a construção e restauração de canoas, fabricação de peças em madeira, remos, pilão, etc. Porém, recentemente, observou-se que essa arte está desaparecendo e, por isso, surgiu o projeto ‘Arte é Cultura’. Uma forma de mostrar alguns artesanatos do povo caiçara e contar um pouco da sua história”, explicou Samantha Quental, que participa da organização da oficina juntamente com Renato e Marquinho.

A iniciativa foi desenvolvida com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.

 

Crédito da foto: Samantha Quental

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft