Projeto cria mapa de produtores locais para incentivar economia criativa em Ubatuba

Atualizado em: 6 de dezembro de 2017

Mapa digital contará com informações sobre insumos para o Artesanato e a Gastronomia e será apresentado ao público durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura 

O projeto Coordenadas Geocriativas irá apresentar ao público no início de dezembro um serviço inédito, que tem como objetivo incentivar a economia criativa em Ubatuba. Em um mapa digital com livre acesso pela Internet, o projeto reúne informações sobre insumos e técnicas utilizados em produtos de Artesanato e Gastronomia. O objetivo é incentivar produtores locais a desenvolver novos produtos criativos.

O lançamento acontecerá no dia 09 de dezembro, das 9h às 14h, durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, na E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves. A Conferência é uma iniciativa da FundArt e reúne artistas, agentes e produtores culturais para debater os rumos da cultura na cidade.

Para usar o mapa, só será preciso acessar o site www.coordenadas.eco.br. Quem acessá-lo irá descobrir onde encontrar e como utilizar matérias primas disponíveis no município. O site apresenta técnicas e dicas para a criação de novos produtos, receitas ou artesanatos. Segundo Marcela Magon, uma das coordenadoras do projeto, “a principal missão do projeto é coletar conhecimentos que estão espalhados, alguns com risco de cair no esquecimento, e reuni-los em um só lugar, acessível para a população”.

A equipe do projeto tem levantado informações sobre esses insumos desde o primeiro semestre deste ano. Nesse período, encontrou recursos variados, como raízes e fibras, madeiras, folhas e frutos, animais e pescados. Com isso, também iniciou a formação de um banco de dados que irá guardar a história de técnicas tradicionais da cidade, que apenas famílias tradicionais conhecem – como é o caso da extração do cipó para o artesanato quilombola.

A divulgação das localizações desses recursos criativos para a população e turistas pretende incentivar o uso de recursos produzidos localmente. O mapa facilita o contato com os produtores, reunindo em um só lugar as informações para quem quiser encontrar matérias primas e criar novos produtos criativos.

Para ser realizado, o projeto Coordenadas Geocriativas conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O projeto foi selecionado entre diversos concorrentes de todo o estado no final de 2016 em um edital público do Programa de Ação Cultural – ProAC. O edital foi criado para promover o desenvolvimento da economia criativa no estado de São Paulo durante o ano de 2017.

O projeto conta com o apoio da Fundart. Na Conferência Municipal de Cultura, além de apresentar o mapa e demonstrar como usá-lo, o projeto trará produtos e produtores para divulgar os recursos criativos da região.

Saiba mais sobre a 5º Conferência de Cultura de Ubatuba : https://goo.gl/XX59bN

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft