Publicado em: 16 de dezembro de 2020 | Última atualização em: 17 de dezembro de 2020
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da FundArt acaba de lançar ao ar o novo site do Projeto Acervo Memória Caiçara, com um layout atualizado e responsivo.
O Projeto Acervo Memória Caiçara é resultado do trabalho de pesquisa da Profa. Dra. Kilza Setti realizado com as populações litorâneas desde meados dos anos 60. O acervo apresenta registros sonoros – depoimentos, festas e peças musicais que foram digitalizados na íntegra, além do registro de imagem fixa (fotos, mapa da região estudada) e em movimento (filmes em DVD), manuscritos, impressos e publicações.
Tanto a consulta presencial ao acervo quanto a CONSULTA ONLINE da base de dados permitem conhecer trechos musicais, fotos e depoimentos sobre a vida e a cultura caiçara, que envolvem temas relacionados à visão de mundo, consciência de preservação ambiental e cultural, consciência das perdas de espaço e território, acesso aos bens naturais, questões religiosas, repertórios e atividade musical, mudanças na vida caiçara e outros assuntos de interesse geral.
Para Valdecy dos Santos, Maestro do Coro da Lira e integrante do Projeto Acervo Memória Caiçara, o legado desta pesquisa é de valor inestimável para a cultura brasileira.
“O projeto permitiu aos descendentes dessa terra um fortalecimento do viver caiçara e de sua cultura, que através do acervo e sua legitimidade passaram a valorizar suas origens. Hoje observamos o crescimento de grupos tradicionais como Fandangos, Folias do Divino, grupos de Xiba, entre outras manifestações caiçaras, tendo como líderes os familiares dos mestres antigos, que estão eternizados no Acervo Memória Caiçara. Além disso, temos a participação em festas tradicionais desses grupos com um aumento considerável de crianças e jovens, compondo sua estrutura, retratando o orgulho da cultura caiçara, mostrando o fomento da preservação dos saberes” conclui Valdecy.
O acervo completo, bem como os equipamentos adquiridos para o projeto estão sob a guarda da FundArt desde 2008, e se encontram disponíveis para consulta presencialmente na sede administrativa da FundArt – Praça Nóbrega, 54, Centro (atualmente de segunda a sexta-feira das 9h às 15h) – ou online pelo site www.memoriacaicara.com.br