Publicado em: 2 de dezembro de 2021
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, está com inscrições abertas para a oficina “Cultura e Públicos: Estratégias de Comunicação” com André Fonseca. A oficina é gratuita e acontece nos dias 07, 08 e 09 de dezembro no formato online.
Sobre a oficina
O curso apresentará análises e ferramentas práticas para que profissionais da área cultural pensem sua comunicação com mais estratégia, entendendo como a era digital tem mudado os modos de relacionamento com os públicos. É voltado para pessoas que trabalham em espaços/instituições culturais ou com produção/gestão cultural e também para artistas.
Conteúdo
01 consumo cultural na era digital: o que está mudando?
Um panorama sobre como as tecnologias digitais têm alterado os comportamentos e hábitos dos públicos. Consumo cultural no Brasil: o que as pesquisas nos mostram?
02 como as experiências oferecidas aos públicos podem gerar mais percepção de valor
Como as experiências oferecidas nos espaços e atividades culturais podem ampliar ou afastar públicos e quais são os fatores que interferem nessas experiências. Experiências online, presenciais e híbridas.
03 ferramentas de comunicação para a área cultural
Como pensar e organizar uma comunicação com estratégia. Técnicas para aproximar e envolver os públicos: storytelling, aspectos sensoriais e infotenimento. Cuidados com a comunicação visual e escrita.
Da atividade
A atividade acontecerá de terça, quarta e quinta-feira, das 19h às 21h, ao vivo pela plataforma Zoom. Ubatuba poderá inscrever até 50 participantes, via Sympla.
O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado. Inscreva-se através do link: https://www.sympla.com.br/evento-online/oficina-%22cultura-e-publicos:-estrategias-de-comunicacao%22-com-andre-fonseca/1402621
Sobre o professor
André Fonseca é consultor, professor e pesquisador independente nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Graduado em comunicação social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolvi eum estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Já realizou trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, Pontos MIS, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM – Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.
Serviço
Oficina “Cultura e Públicos: Estratégias de Comunicação”
Professora: André Fonseca
Data: 07, 08 e 09 de dezembro – terça, quarta e quinta-feira
Realização: Pontos MIS
Duração: Três encontros de 2h cada – das 19h às 21h
Classificação: A partir de 16 anos
Público-alvo: Interessados no tema