Ponto MIS está com inscrições abertas para oficina “A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano”

Atualizado em: 22 de junho de 2021

O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, está com inscrições abertas para a oficina “A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano” com Carlos Primati. A oficina é gratuita e acontece de 28 de junho a 02 de julho no formato online.

Sobre a oficina

Os filmes de horror, desde os primórdios do cinema, se valeram da imagem impactante dos “monstros”, baseando-se em criações literárias e em montagens teatrais, em que Drácula, Frankenstein, O Médico e o Monstro e O Fantasma da Ópera, entre outros, assombravam e intrigavam as plateias com representações visuais de criaturas sobrenaturais ou as consequências malignas da ciência mal aplicada. Outros seres do além, ou de regiões desconhecidas e misteriosas – como lobisomem, doppelgänger, fantasma etc. – se juntaram à galeria com o passar dos anos, vindos do folclore e da tradição oral.

O autor francês Victor Hugo propôs uma quebra na tradição ao tornar o monstro digno de empatia – pessoas fisicamente grotescas, mas de bom coração, como O Corcunda de Notre Dame e O Homem Que Ri, e o cinema também adotou essa abordagem, chegando a casos extremos, como o filme Freaks, de 1932. O moderno cinema de horror é marcado por outra quebra de paradigma, quando Alfred Hitchcock realizou Psicose, em 1960, no qual apresenta um assassino psicopata jovem, bonito, carismático, tímido e (aparentemente) inofensivo. O monstro nas telas se torna o próprio ser humano, cuja maldade parece sem limite, seja ele da ficção (Leatherface, Michael Myers, Hannibal Lecter) ou inspirado em assassinos do mundo real (Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy). Contando com 100 anos de monstros nas telas, os filmes de horror continuam impactando com suas criações que despertam nosso medo e fascínio, ao mesmo tempo em que nos desafiam a compreender a origem da maldade.

A palestra pretende fornecer material para reflexão sobre o tema, discutir “o que é o monstro”, e também apresentar um repertório para se apreciar esse tipo de obra sob perspectivas diferentes.

Objetivo

A proposta da palestra é demonstrar como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, nos levando a refletir sobre o que é “monstruoso”. A partir da palestra, a intenção é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema e com bagagem para ver esses filmes sob ângulos mais complexos, ou desenvolva suas próprias pesquisas e estudos dentro do tema.

A atividade acontecerá de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, ao vivo pela plataforma Zoom. Ubatuba poderá inscrever até 20 participantes, via Sympla.

O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.

Inscreva-se na turma desejada através dos links abaixo:

28/06 (segunda-feira): https://www.sympla.com.br/oficina-a-transformacao-dos-monstros-no-cinema-das-criaturas-classicas-ao-horror-humano__1234662?token=6e413eed6261ffda8f51fc620e21a838

 

29/06 (terça-feira): https://www.sympla.com.br/oficina-a-transformacao-dos-monstros-no-cinema-das-criaturas-classicas-ao-horror-humano__1234707?token=98ee8cae45cd24778a0ec2cb3498db6b

 

30/06 (quarta-feira): https://www.sympla.com.br/oficina-a-transformacao-dos-monstros-no-cinema-das-criaturas-classicas-ao-horror-humano__1234746?token=4bbfccdc9e2e0eb9bf8f98198f08bcc8

 

01/07 (quinta-feira): https://www.sympla.com.br/oficina-a-transformacao-dos-monstros-no-cinema-das-criaturas-classicas-ao-horror-humano__1234750?token=a0a8bc30e35b92b3f9ad15a981ca9b04

 

02/07 (sexta-feira): https://www.sympla.com.br/oficina-a-transformacao-dos-monstros-no-cinema-das-criaturas-classicas-ao-horror-humano__1234755?token=905bc7b0d2c38d38356e2d24c09594a7

Sobre o professor

Carlos Primati é pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão. Também colaborou com a exposição sobre Hitchcock no MIS e integra a equipe de oficineiros do Pontos-MIS há alguns anos, inicialmente com viagens presenciais e, a partir de 2020, com criação de conteúdo para o canal do projeto no YouTube.

 

Serviço

Oficina “A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano”
Data: 28 de junho a 02 de julho, segunda a sexta-feira
Realização: Pontos MIS
Duração: 2h
Classificação: A partir de 16 anos
Público-alvo: Pessoas interessadas em filmes de terror em geral, em personagens da literatura, teatro, cinema e folclore, ou em monstros clássicos do cinema e a construção imagética e psicológica dessas criaturas arquetípicas.
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 15h às 17h

 

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft