Publicado em: 6 de fevereiro de 2025
Com o objetivo de promover o Carnaval 2025 com responsabilidade e qualidade, representantes da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Prefeitura Municipal receberam membros dos blocos carnavalescos da cidade para esclarecer dúvidas e fornecer orientações. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 6, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
“A reunião foi essencial para reforçarmos as exigências para a liberação do alvará, que é necessário para que os blocos participem da folia, além dos critérios para o credenciamento promovido pela Fundart. Somente dessa forma garantiremos a alegria de nossa população com toda a segurança”, comentou a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito.
Para obter o alvará, é preciso apresentar os seguintes documentos: o requerimento, que pode ser de pessoa física ou jurídica (neste caso, com o CNPJ), um croqui com a descrição do percurso e da concentração do bloco, documentação dos órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária – em caso de comercialização de alimentos e bebidas. Além disso, os organizadores devem informar quais veículos farão parte do bloco. Todos os documentos devem ser entregues até quinta-feira, dia 13, na sede da Fundart (Praça Nóbrega, 54).
A reunião também tratou do credenciamento dos blocos carnavalescos, iniciado em 31 de janeiro e com prazo até 13 de fevereiro. O credenciamento é destinado a prestadores de serviços artísticos estabelecidos no município. A Fundart oferece apoio financeiro a cinco blocos que atenderem aos requisitos do edital, no valor de R$ 5.000,00, e outros dez blocos serão contemplados com R$ 2.500,00. A avaliação será realizada por uma comissão. Mais informações estão disponíveis no edital completo, publicado no site da Fundart e no Diário Oficial do município.