Perguntas Frequentes

Quais oficinas culturais a Fundart oferece?

Atualmente, são oferecidas oficinas gratuitas no Programa “Arte Para Todos”: Teatro, Fibras Naturais, Dança Jazz, Violão – Iniciação Musical, Musicalização, Modelagem em Argila, Capoeira Dobrada, Capoeira, Violão Erudito, Cavaquinho Brasileiro, Foto Digital – Básico Operacional, Desenho Artístico e Desenho Artístico com Grafite, Pintura em Tela, Tecelagem, Danças Étnicas – Afro-brasileira nas Comunidades Tradicionais, Dança do Ventre, Pintura Livre e Piano. As aulas ocorrem em diferentes locais, de norte a sul da cidade. Para saber mais, acesse o link: https://fundart.com.br/oficinas ou ligue diretamente para a Fundação: (12) 3833-7000 e (12) 3833-7001. Há também a oficina de Dança Ballet, que é realizada na sede da Fundação, e para participar é necessário o pagamento de uma taxa simbólica mensalmente. Sobre o Ballet, as informações podem ser adquiridas diretamente na recepção da Fundação.

 

Quando são abertas as inscrições para as oficinas culturais?

Anualmente, as inscrições para as oficinas são abertas no primeiro semestre, no mês de março. Entretanto, sempre que há desistências ou vagas disponíveis, é possível se inscrever ao longo do ano. Para mais informações, ligue: (12) 3833-7000 e (12) 3833-7001.

 

Quais prédios são administrados pela Fundart?

A Fundart administra o prédio da sua sede (antigo prédio do Fórum), o Museu Histórico “Washington de Oliveira” (Cadeia Velha), o Sobradão do Porto, a Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, as Ruínas da Lagoinha e o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

 

Como funciona a administração da Fundart?

Criada pela Lei Municipal nº 893, de 25 de novembro de 1987, a Fundart é uma fundação pública, administrada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo. Confira os nomes dos membros da equipe da Fundart no link: https://fundart.com.br/equipe/.

 

Como a Fundart ajuda a fomentar projetos culturais?

A Fundart viabiliza a implantação das políticas culturais promovendo audiências públicas, editais e financiamento dos projetos escolhidos, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Lei Paulo Gustavo dentro do município de Ubatuba. Além disso, a Fundação investe em diversas manifestações culturais locais, como a Romaria do Divino Espírito Santo (a Folia do Divino), que ocorre anualmente na cidade de abril a junho, e nas festas populares, como a Festa de São Pedro Pescador, o Festival da Cultura Popular – Caiçarada, o Festival de Marchinhas e Carnaval Histórico, e a celebração Negro de Todas as Cores (Dia da Consciência Negra). Nessas festividades, a Fundação abre editais para a contratação de grupos tradicionais locais para se apresentarem (como Coral Indígena, Jongo Quilombola, Fandango Caiçara, Congada, etc.), fomentando e incentivando essas manifestações culturais. Além da execução dessas festividades, a Fundart apoia iniciativas próprias das comunidades, como o Festival Guarani, a Festa da Mandioca, a Festa do Trabalhador do Ipiranguinha, o Festival do Camarão da Almada, entre outras.

 

Onde são publicados os editais da Fundart?

Todos os editais de credenciamento da Fundação são publicados no site da Fundação, na seção “Editais” – https://fundart.com.br/institucional/editais/. Além disso, os documentos também são publicados no Diário Oficial do município, disponível no site da Prefeitura Municipal de Ubatuba – https://www.ubatuba.sp.gov.br/diario-oficial/.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft