Participação popular fortalece a produção da Paixão de Cristo

Post 764 de 790

IMG_0486

A FundArt parte de uma ideia simples mas buscando principalmente a participação popular. Seis artistas trabalham diariamente na confecção dos figurinos e adereços. São todos voluntários que se dedicam por cerca de 10 horas por dia para dar conta de todo o trabalho de bastidores. Nas salas do andar superior do Sobradão se formou uma verdadeira força tarefa para deixar tudo bonito e pronto para a semana que vem.

As costureiras e figurinistas Fatima Oliveira, Débora Santos, Rose Nunes, Otília da Silva Neves e o ator e aderecista Miller estão se desdobrando para que esta encenação, mesmo simplificada, seja cheia de emoção e ressaltam a importância da união entre moradores de várias comunidades. Todos são envolvidos há muitos anos no evento, e a volta da Paixão este ano deixa toda a equipe muito motivada.

Para Fatima Oliveira, participar por 24 anos da encenação da Paixão de Cristo é um sonho que se realiza mais uma vez. “ Meus filhos quando eram pequenos dormiam aqui no Sobradão entre os tecidos e araras de figurinos, enquanto o grupo se dedicava para deixar as roupas e adereços lindos, eu nem durmo de tanta emoção” .

A proposta do Diretor Adriano Corrêa, morador do Ipiranguinha vai ser diferente dos outros anos. O espetáculo teatral será singelo e delicado, e terá como cenário a fachada do Sobradão do Porto, mantendo sua essência de participação popular e também simplificando a encenação, sem perder sua essência histórica e artística. Ainda há lugar para quem quiser participar, basta ir ao Sobradão e procurar pelo Diretor.

“Este ano o destaque será a Crucificação e a Ressurreição de Jesus Cristo, passagens marcadas por fé e emoção. Não será um espetáculo de grandes cenas, estruturas enormes e vários cenários, como feito antes na cidade, por uma questão de viabilização orçamentária, mas não podemos deixar em “branco” uma passagem da história da humanidade tão pertinente até os dias de hoje.” Comenta a Diretora Presidente da FundArt, Cristina Prochaska.

A 14ª Encenação da Paixão de Cristo do Ipiranguinha, no Espaço Cultural Madre Sofia também tem o apoio da FundArt e muitos atores e produtores se revezam nos ensaios e produção das duas encenações.

  • Dia 2 de abril – quinta- feira – 20h30 – Espaço Cultural Madre Sofia – Ipiranguinha
  • Dia 3 de abril- sexta- feira – 20h – Sobradão do Porto  – Centro

Menu