Paixão de Cristo de Ubatuba: fé, história e arte

Atualizado em: 26 de janeiro de 2018

A Sexta-Feira Santa, também conhecida como “Sexta da Paixão”, antecede o domingo de Páscoa. Paixão provém do latim passio, que indica sofrimento. É o termo utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução.

A Paixão de Cristo vem sendo reproduzida no cinema, no teatro, nas ruas e nas telas de pintores renascentistas e contemporâneos. Nesse dia, os devotos são chamados a recordar o sacrifício de Jesus, ao ser julgado, torturado e crucificado por amor à humanidade.

Em Ubatuba, a encenação da Paixão de Cristo é uma tradição e segue há anos emocionando turistas e moradores.

O espetáculo retrata de forma itinerante os episódios marcantes da vida do Messias, como: seu nascimento, batismo, última ceia e a sua morte na cruz, finalizando com a emocionante cena da ressurreição que sempre é recebida com calorosos aplausos do público.

Interessados em participar como atores, figurantes, produtores e técnicos no espetáculo Paixão de Cristo 2018 devem preencher a ficha de inscrição disponível até o dia 9 de fevereiro na sede administrativa da FundArt, localizada na Praça Nóbrega, 54 – Centro. O cadastro é gratuito e pessoas com ou sem experiência podem participar.

Curiosidade:

Em 2017 participaram da encenação aproximadamente 90 pessoas entre atores, músicos e equipe de produção.

Confira alguns registros de 2017 feitos pelo fotógrafo Onéia Luzia:

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft