Publicado em: 5 de fevereiro de 2025
Ubatuba oferece mais uma oportunidade gratuita de capacitação para quem deseja aprimorar seus conhecimentos no setor audiovisual. Estão abertas as inscrições para as oficinas “Roteiros em Contracorrente” e “Desenvolvimento Inicial de Projetos”, promovidas pela iniciativa Marulha Criativa – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros de Ubatuba.
As capacitações acontecerão nos dias 11 e 12 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. As vagas são limitadas a 30 participantes, e a inscrição pode ser feita por meio do link: http://linktr.ee/minkaproducoes.
A oficina “Roteiros em Contracorrente: Processo Criativo Para um Imaginário Livre”, ministrada pela cineasta Laura Diniz, trará um ambiente de reflexão e prática, com ênfase em novos formatos narrativos e no questionamento dos padrões predominantes na construção de roteiros.
Por sua vez, a oficina “Desenvolvimento Inicial de Projetos: O Ponto de Partida e as Oportunidades” abordará aspectos essenciais para roteiristas, diretores e produtores enfrentarem os desafios comuns na fase inicial do processo, como a falta de financiamento, dificuldades para encontrar parceiros e a pressão por validação. O objetivo é identificar e mapear as oportunidades disponíveis no mercado, como editais e coproduções, oferecendo uma visão estratégica para o futuro do projeto audiovisual.
Essas ações fazem parte do projeto Marulha Criativa, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
Saiba mais sobre o projeto
A Marulha Criativa é uma iniciativa que visa apoiar e capacitar roteiristas, cineastas e produtores locais, com o propósito de incentivar a produção audiovisual na cidade. No início deste mês, o projeto também desenvolveu, de forma gratuita, a oficina “Cinema da Escuta”, no Teatro Municipal, com foco na preparação e condução de entrevistas, um dos principais elementos da produção audiovisual.
Além disso, a Marulha segue com inscrições abertas para uma seleção que concederá uma bolsa de R$ 2 mil, além de mentoria, para três iniciativas audiovisuais selecionadas. Podem participar moradores de Ubatuba, com mais de 18 anos, que tenham projetos em fase de desenvolvimento e busquem explorar a diversidade cultural da região. Confira mais informações no link.