Oficinas Culturais On-line: Programa de Formação para o Interior

Atualizado em: 8 de maio de 2020

Estão disponíveis para inscrição as oficinas: Fotografia digital para celulares; Elaboração de projetos – ProAC Editais; Voz: Exercícios práticos e trabalhos com texto; Criação e expressão em tempos excepcionais; Mídias Sociais

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais On-line da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. As inscrições vão até o dia 17 de maio e estarão disponíveis para interessados maiores de 16 anos, de todo o estado de São Paulo, através do link: https://bit.ly/3fhOhZv.

O Programa de Formação para o Interior é uma realização da Poiesis – Organização Social de Cultura, por meio do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. As atividades têm como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

Devido à pandemia da COVID-19, todas as oficinas serão realizadas ao vivo, por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual como o Zoom e o Google Meet, a ser confirmado em cada caso, e contará com a emissão de certificados para quem participar no mínimo 75% das aulas. Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, será formada uma lista de espera. A confirmação de participação e maiores orientações serão enviadas para o e-mail de cada inscrito. Caso o interessado deseje participar em mais de uma oficina, será necessário preencher um formulário para cada.

Confira as oficinas disponíveis:

FOTOGRAFIA DIGITAL PARA CELULARES

Com a orientação de Bruna Grassi, o curso conta com 25 vagas disponíveis e será realizado nos dias 20,21,22 e 25 de maio, das 10h às 12h.

Atividade voltada àqueles que querem aprender a fotografar com os seus celulares. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõem uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia.

Os inscritos neste curso poderão ter acesso ao grupo exclusivo e gratuito de estudos fotográficos do Telegram Bruna Grassi Foto.

Bruna Grassi é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP, Mestre em Comunicação e Jornalismo e especialista em Teorias da Imagem. Criadora da Marca e Projeto @FineArtBrazil. Desenvolve investigação e trabalhos nas áreas Estudos Fotográficos – técnicas e teorias; Fine Art, LifeStyle, Retratos e Restauração; A Filosofia da Imagem; A Fotografia na Comunicação; Construções de Imagens de Atores Políticos; A fotografia e os impactos sociais e culturais na Internet; Cyber-ativismo e novos métodos para pesquisa on-line em imagem, fotojornalismo e comunicação política. Obras Premiadas e Expostas em diversos Países como Brasil, Inglaterra, França, Itália, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS – PROAC

Com a orientação de Junior Cecon, o curso conta com 25 vagas e acontecerá nos dias 20,22,25,27 e 29 de maio, das 14h às 15h30.

O workshop “Elaboração de Projetos Culturais com foco no ProAC Editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo” tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos voltados ao ProAC Editais. Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural conforme as exigências contidas nestes editais.

Junior Cecon é formado em Administração com especialização em Gestão Cultural. Desde 1996 atua no setor cultural, desenvolvendo atividades como idealizador, produtor, coordenador e diretor executivo para projetos culturais de artes cênicas, nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Bahia. Também atua na área de formação tendo desenvolvido trabalhos junto ao Programa de Capacitação em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos – MinC/SENAC-DF e do Programa de Capacitação de Gestores Culturais do Centro-Oeste MinC/UnB, além de ministrar oficinas de Produção Cultural. Participou de intercâmbios visando a internacionalização da cultura brasileira, como o Micsul 2016 (Bogotá-Colômbia); Santiago a Mil 2015 (Santiago-Chile); 4o Kugoma (2013 – Maputo/Moçambique) e Platform 11+ (2010 – Lisboa/Portugal).

VOZ: EXERCÍCIOS PRÁTICOS E TRABALHO COM TEXTO

Com a Orientação de Paula Carrara, o curso conta com 30 vagas disponíveis e ocorrerá do dia 25 ao dia 29 de maio, das 10h às 12h.

A oficina on-line se dedica à expansão das possibilidades individuais e à introdução do uso da voz no teatro através de exercícios práticos que explorem a respiração, a ressonância e a leitura de fragmentos do “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. O princípio do trabalho é dissolver os bloqueios que nos impedem de nos conectarmos com a voz plena através da disponibilização da musculatura, da investigação da estrutura óssea e dos processos fonatórios, sempre em diálogo com a palavra.

Paula Carrara é criadora, atriz e performer. Explora abordagens contemporâneas de criação, que habitam a fronteira entre teatro, performance e música. Desde 2007 tem criado em colaboração com importantes artistas como Carlos Canhameiro, Cia. Das Atrizes, Georgete Fadel, João das Neves, Maria Tendlau e Les Commediens Tropicales. É formada em Pedagogia do Teatro e Mestre em Artes Cênicas na linha de Formação do Artista da Cena na USP. Em 2016 publicou: “Corpo Voz Escuta” – reflexões sobre a pratica do Ator pela Editora Lamparina Luminosa). Atualmente desenvolve o projeto”Cassandra – a voice to find” – Mu.d Residenza Artistica (Napoles/IT) e Kulturfactory Residency (Domicella/IT).

CRIAÇÃO E EXPRESSÃO EM TEMPOS EXCEPCIONAIS

Com a orientação de Eda Nagayama, o curso conta com 30 vagas disponíveis e acontecerá do dia 25 a 29 de maio, das 14h às 15h30.

A atividade propõe a criação artística como instrumento de reflexão, expressão e responsividade diante dos tempos atuais de excepcionalidade. Sem necessidade de experiência prévia, os participantes poderão utilizar imagens e textos próprios e também de outros artistas como citação, inspiração e recriação para uma obra autoral original.

Eda Nagayama é escritora, doutora em Estudos Literários em Inglês (FFLCH/USP) com o tema “A crise migratória e o traumático na narração literária”, graduada em Artes Cênicas e Mestre em Comunicação e Estética do Audiovisual (ECA/USP). Em 2016 e 2017 integrou o programa internacional SPeCTReSS – The Social Performance, Cultural Trauma and the Reestablishing of Solid Sovereignties, com pesquisa sobre locais e pós memória do Holocausto, na Polônia, Alemanha e República Tcheca. Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016 com “Desgarrados” (Cosac Naify 2015, Ed. Sesi 2018), também vencedor do Nascente/USP 2011.

MÍDIAS SOCIAIS

Com a orientação de Silvia Maria Souza, o curso conta 30 vagas disponíveis e acontecerá do dia 25 a 29 de maio, das 16h às 17h30.

As Mídias Sociais são ótimos veículos de comunicação, com baixo custo e excelente alcance. O Brasil lidera a lista de pessoas que passam mais tempo na internet, e metade da população brasileira está conectada a pelo menos uma mídia social, tais como: YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp. A proposta deste workshop é contextualizar os participantes sobre as possibilidades de uso das Mídias Sociais para divulgar, integrar e fomentar a Arte e a Cultura.

Sílvia Maria Souza é apaixonada por arte e internet. Formada em Comunicação Social pela Unesp-Bauru, curso voltado para Rádio/TV e novas mídias. Teve a oportunidade de trabalhar com cinema, rádio, TV, agência de conteúdo, agência digital, mídias sociais, e-commerce, assessoria de comunicação, marketing e, também, com treinamentos em Mídia Digital. Algumas empresas para as quais trabalhou: Americanas.com, Senac, Polishop, Vale, Danone, Movida Rent a Car, Brookfield, CVV e CasasBahia.com.

 

SERVIÇO

Oficinas Culturais On-line: Programa de Formação para o Interior

Realização: Poiesis – Organização Social de Cultura, por meio do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Apoio local: Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt

 

Acesse o boletim oficial e notícias atualizadas a respeito do Coronavírus em Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19

 

 

 

 

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft