Publicado em: 6 de junho de 2024
O projeto “Mãos no Barro – Esculpindo Liberdades” promoverá mais uma ação em Ubatuba. Desta vez, a iniciativa realizará uma oficina de construção de utensílios sagrados com barro, no dia 15 de junho, das 15h às 18h, no Terreiro Vô Congo e Vô Catarina, localizado na rua Santa Isabel, 23, no Perequê-Açu.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo link https://forms.gle/aCvKuARNPTusWvhr9 até a data do evento.
A oficina será ministrada por Attila Santos, natural de Taubaté, conhecido por resgatar a santaria popular regional e manifestar suas expressões devocionais através do barro. Além da oficina, o evento contará com rodas de conversa com a presença de Jader d’Oyá, idealizador do projeto “Voz da Curimba”, que ministra palestras e encontros para povos de terreiro.
O projeto “Mãos no Barro”, desenvolvido pelo Terreiro Vô Congo e Vó Catarina, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.
Sobre o projeto
Em maio, a primeira ação do projeto “Mãos no Barro” foi desenvolvida pelo Terreiro Vô Congo e Vó Catarina, com a construção de um forno para queima de cerâmica no local. Neste mês, ocorrerá a segunda oficina, e a terceira já está programada para o dia 27 de julho, das 10h às 18h. Este próximo evento incluirá vivências culturais com mestres e mestras convidados, queima das peças de barro, Jongo, Samba de roda e comida tradicional de terreiro.
Em breve, o link para inscrição na terceira oficina será divulgado. Para mais informações, siga o Instagram: @barracao_de_cultura_ancestral.