Oficina Danças Étnicas da Guiné está com inscrições abertas em Ubatuba

Post 13 de 789

Oficina ministrada por Mariama Camara, integra a programação do evento “Consciência Negra – Negro de Todas as Cores” e acontecerá na Praça Nóbrega, 22 e 23 de novembro

Estão abertas as inscrições para a oficina Danças Étnicas da Guiné, ministrada por Mariama Camara. A atividade será dividida em dois dias – na sexta-feira, 22 de novembro, das 14h às 18h e no sábado, 23 de novembro, das 9h às 13h. Será emitido certificado do curso para quem participar das duas etapas.  As inscrições devem ser realizadas diretamente na sede administrativa da FundArt (Praça Nóbrega, 54 – Centro).

A oficina, que integra a programação do evento “Consciência Negra – Negro de Todas as Cores 2019”, tem o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio cultural com as formas expressivas tradicionais das aldeias e dos balés nacionais da República de Guiné, incentivar a valorização da cultura africana e o resgate da identidade das matrizes africanas sobretudo para a comunidade negra e possibilitar a imersão nas linguagens e vivências dos ritmos, danças, cantos, contato com a história e a diversidade das artes e culturas africanas.

As aulas integram os movimentos da dança étnica tradicional à linguagem contemporânea dos balés guineanos, com isso a coreografia ao ser vivenciada promove a releitura dos movimentos tradicionais em contextos diferentes de sua origem, isto é, a dança nos permite acessar e compartilhar os repertórios corporais das danças de Guiné orientando os processos criativos dos participantes diante da experiência vivida.

A oficina Danças Étnicas da Guiné é uma realização da Poiesis – Organização Social de Cultura, por meio do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e apoio local da Prefeitura de Ubatuba e FundArt.

Mariama Camara

Mariama Camara é guineana e vive no Brasil há 7 anos. Atua como dançarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora. Com sua carreira artística consolidada internacionalmente desde 1999, integrou o Les Ballets Africains (1999-2007), dançou com artistas renomados como Youssou N’dour, Youssouf Koumbassa e Salif Keita. De 2007 pra cá tem sido convidada por grupos e produtores culturais que desenvolvem seminários, acampamentos internacionais, cursos e oficinas de dança, percussão, canto por diversos países da Europa, Oriente Médio, Ásia e Américas. O trabalho de Mariama Camara representa a difusão da diversidade cultural africana, a imersão no conhecimento da história da Diáspora da África do Oeste, realiza-se de forma pedagógica e performática com o tripé dos movimentos corporais, cantos e toques de ritmos que nos permitem a releitura de significados ancestrais que são transmitidos de geração em geração nas aldeias e nos balés de Guiné.

SERVIÇO
Oficina Danças Étnicas da Guiné
Consciência Negra – Negro de Todas as Cores
1ª Parte: 22 de novembro, das 14h às 18h
2ª Parte: 23 de novembro das 9h às 13h
Local: Praça Nóbrega, 54 – Centro (em frente à sede administrativa da FundArt)
Faixa etária: a partir de 14 anos
INSCRIÇÃO GRATUITA!

 

,,,,

Menu