Publicado em: 21 de março de 2024
Três pianos da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Fundart, estão sendo revitalizados e recebendo a manutenção necessária para que os alunos das oficinas “Arte Para Todos” possam usá-los com mais qualidade e precisão durante as aulas do instrumento.
Na última semana os pianos passaram pelo processo de descupinização, ou seja, receberam um produto para eliminar cupins e precisaram ficar sete dias sem uso. Já desde segunda-feira, 18, estão sendo realizados os consertos mecânicos e ajustes de afinação.
“São pianos antigos e com muito uso então a manutenção é extremamente necessária. É um processo cuidadoso mas que garante que esses instrumentos estejam sempre afinados e adequados para aqueles que usam”, comentou Rodrigo Kohle, luthier e afinador de piano, contratado pela Fundart para o desenvolvimento do serviço.
Segundo a Fundação, a manutenção está sendo feita nos dois pianos do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, e também em um outro que está na Biblioteca Ateneu Ubatubense – que em breve também irá para o Teatro para que possa ser utilizado pelos 36 alunos das oficinas de aulas de piano.
O serviço completo de manutenção custou o valor de R$3.800,00 e foi pago com recursos da própria Fundação.