Publicado em: 22 de setembro de 2017
“As crianças interagiram bastante. É importante para eles conhecerem a história da cidade, terem uma identidade cultural local”, afirma agente cultural formado em história
O Museu Histórico “Washington de Oliveira” recebeu os alunos da escola Criar-Te de Educação Infantil, que é localizada em Ubatuba. A visitação foi nesta terça-feira (19), às 15h.
Os garotos e garotas da unidade de ensino puderam apreciar um pouco da história local, que inclui o modo de vida caiçara durante o passar do tempo, o período da escravidão etc.
Os alunos foram monitorados pelo agente cultural da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) Luiz Gustavo, que é formado em história.
Luiz Gustavo disse que os estudantes foram atenciosos e que a ação foi benéfica para a formação cultural-educacional das crianças.
“As crianças interagiram bastante. Prestaram atenção. Foi bastante positivo. É importante para eles conhecerem a história da cidade, terem uma identidade cultural local”, acrescentou.
Museu
A Cadeia Velha, considerada a primeira construção de linhas modernas de Ubatuba no século 20, foi projetada por Euclides da Cunha, autor da famosa obra “Os Sertões”.
Na época, ele era funcionário do Governo do Estado de São Paulo. O prédio, que também foi a primeira cadeia de Ubatuba, hospedou desde presos a caminho da Colônia Correcional do Porto das Palmas, na Ilha dos Porcos (presídio da Ilha Anchieta), até viajantes.
Em 2001, foi reconhecido como Patrimônio Histórico Municipal e passou a ser a sede do Museu Histórico de Ubatuba.
O Museu conta com acervo composto por materiais arqueológicos dos primeiros habitantes do município, móveis e objetos pessoais de Madre Glória e do farmacêutico Washington de Oliveira (Seu Filhinho).
Também faz parte do acervo a exposição “Ubatuba: o redescobrir da história” – projeto de pesquisa bibliográfica e documental do munícipio.
SERVIÇO
Museu “Washington de Oliveira”
Horário de visitação: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Endereço: Praça Nóbrega, nº 8 – Centro
Para agendamento prévio, entrar em contato pelo e-mail: museu@fundart.com.br ou ligar para 3833-7000 / 3833-7001