Livro “Sobre o Mar de Iperoig” conta a história da aviação em Ubatuba

Atualizado em: 24 de novembro de 2017

Capa em png recortePassando pelos principais fatos significativos da aviação em Ubatuba (SP), o livro “Sobre o Mar de Iperoig” faz um relato da história da aviação no município. A narrativa, em linguagem que mescla características jornalísticas e acadêmicas, é iniciada no século XIX, em 1869, quando nasceu, na cidade, Gastão Madeira, pioneiro da navegação aérea, autor de projetos de balões e da aeronave Aviplano, além de uma interessante teoria de voo. Passando pelos fatos do século XX, a obra termina em 2017, com a privatização do aeroporto.

Primeira aterrissagem

Em 224 páginas ilustradas e 19 capítulos, o livro expõe o trabalho de Gastão Madeira para, a seguir, revelar a primeira aterrissagem de um avião realizada em Ubatuba, em 1922. Na sequência, registra a lenda, segundo a qual o escritor e piloto francês Saint Exupéry teria feito um pouso na cidade, em 1933. O desfecho do mito é esclarecido com a reprodução do trabalho do jornalista Luiz Ernesto Kawall. Reportando os vários momentos da atividade aérea na cidade, o livro aborda os vários sítios de voo, até a implantação do atual aeroporto, o qual, a partir de julho de 2017, foi concedido para a iniciativa privada, por meio do Consórcio Voa São Paulo, organização administradora dos aeroportos de Ubatuba, Itanhaém, Jundiaí, Bragança Paulista e Campinas/Amarais, até então geridos pelo governo do Estado.

Satélite
Entre outros destaques, “Sobre o Mar de Iperoig” aborda a construção de um avião, no final dos anos 1950, por um morador. Registra o lançamento ao espaço, em 2017, de um satélite por alunos da Escola Tancredo Neves. Relata as atividades do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação e o período do Aeroclube de Voo Acrobático de Ubatuba e da Esquadrilha Akrobátika, operadora de aeronaves russas. O leitor compreenderá os contextos das operações da aviação comercial na cidade, em períodos distintos, pela Vasp e Rio-Sul, além de outros interessantes fatos marcadores na linha do tempo da história da aviação em Ubatuba.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba”
Data: 27 de novembro – segunda-feira
Horário: 19h
Local: Aeroporto de Ubatuba.
Valor do exemplar no lançamento: R$ 35,00
Pedidos:praialivros@gmail.com
Valor para envio por correio: R$ 40,00 (frete incluso).
Apoio Cultural: Consórcio Voa São Paulo – Administração Aeroportuária.
Fonte: Núcleo Infanto-juvenil de Aviação – NINJA 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft