Inscrições abertas para o curso “Como Planejar as Experiências para os Públicos de Espaços Culturais”

Atualizado em: 24 de fevereiro de 2021

Estão abertas as inscrições para o curso online “Como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais”.

Ministrado pelo consultor e pesquisador André Fonseca e realizado em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o curso acontece nos dias 03 e 04 de março, das 19h30 às 22h e é voltado a profissionais da área cultural que atuem (ou tenham interesse em atuar) com espaços e instituições (públicos ou privados, independentes ou não), profissionais de gestão ou produção cultural e interessados em geral pelo tema.

De acordo com André Fonseca, o tema ficou ainda mais relevante com a pandemia, que acelerou a tendência de os espaços saberem oferecer também boas experiências digitais. “Para o pós-pandemia, sabemos que as experiências híbridas (que misturam o presencial e o online) se consolidarão. Montei este curso como uma introdução ao tema. Ele é totalmente prático e cheio de exemplos. Vou mostrar os diversos fatores que geram as experiências, como elas podem aproximar ou afastar os públicos, e como elas são essenciais para ampliação de públicos e para se conseguir uma aproximação com grupos minorizados (como pessoas negras, LGBTs e pessoas com deficiência). Mostrarei ainda como um espaço cultural pode planejar (ou melhorar) as experiências para os seus públicos”, explica Fonseca.

Os Interessados podem efetuar sua inscrição até o dia 1º de março, basta clicar aquihttps://www.sympla.com.br/curso–como-planejar-as-experiencias-para-os-publicos-de-espacos-culturais__1128975

Será emitido um certificado de participação para quem estiver presente nos dois encontros do curso.

Programação

Dia 03/03

O que são as experiências dos públicos com os espaços culturais?

Era digital: os novos comportamentos e hábitos de consumo cultural dos públicos e os novos papeis dos espaços culturais. Experiências online: as tendências trazidas pela pandemia e o que já se espera para o pós-pandemia. Os fatores que compõem as experiências, como: identificação, conexão emocional, comunicação (escrita e visual), percepção de valor, atendimento, ambientação, diversidade, equipes e acessibilidade. Tempo final para esclarecimento de dúvidas e trocas com a turma.

Dia 04/03

Como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais?

Ferramentas para identificação dos perfis de públicos e de suas necessidades e interesses. Mapeamento dos pontos de interação dos públicos com o espaço. Design de experiências a partir da jornada de consumo dos públicos do espaço. Tempo final para esclarecimento de dúvidas e trocas com a turma.

André Fonseca

Profissional independente que pensa, trabalha e pesquisa as relações entre comunicação, cultura e diversidade. Ajuda pessoas, marcas e espaços a se conectarem melhor e de modo mais inclusivo com seus públicos, por meio de consultorias, ações de formação e mentorias. Graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolveu um estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Realizou trabalhos para o Instituto Brincante, MIS (Museu da Imagem e do Som), Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro, entre outros.

 

SERVIÇO 

Curso “Como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais”
– Dias: 03 e 04 de março (quarta e quinta-feira), das 19h30 às 22h (com intervalo de 10 minutos).
– Carga horária total: 4h40min.
– Valor: R$150,00 parcelado em até 12x no cartão de crédito (desconto de 10% para profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP. Neste caso, enviar e-mail para euandrefonseca100@gmail.com com seu nome completo).

– Interessados podem efetuar sua inscrição até o dia 1º de março, basta clicar aquihttps://www.sympla.com.br/curso–como-planejar-as-experiencias-para-os-publicos-de-espacos-culturais__1128975

Será emitido um certificado de participação para quem estiver presente nos dois encontros do curso.

*As gravações das aulas não serão disponibilizadas após o término do curso.

 

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft