In memoriam: Mestre Orlando recebe prêmio Culturas Populares 2018

Post 13 de 600

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…”, já dizia o clássico da literatura “Pequeno Príncipe”. E algumas pessoas cativam tanto durante a sua a vida que merecem ter seu legado reconhecido.

Um desses expoentes que deve ser lembrado com carinho é o popular mestre Orlando, que nos deixou em 2016, mas se imortalizou no coração da arte ao contribuir ativamente para a disseminação de diversas manifestações culturais na cidade, como: Folia do Divino Espírito Santo, Folia de Reis e o Fandango.

Por seu destaque no âmbito da cultura, a comissão do concurso “Culturas Populares”, composta por profissionais de reconhecida atuação e conhecimento na área, premiaram o Mestre Orlando, na categoria in memoriam, como um dos 20 mestres brasileiros que através de seu conhecimento e sua dedicação em vida às expressões culturais fortaleceram as raízes populares.

A FundArt teve ativa participação neste processo, auxiliando o grupo na elaboração e envio do projeto. A premiação de R$20.000,00 (vinte mil reais) será entregue ao neto de Mestre Orlando, Luciano dos Santos de Oliveira, atual responsável pelo grupo “ Xiba e Fandango Mestre Orlando”. “A ideia é utilizar o valor recebido para construir uma casa de cultura popular aqui em nosso bairro (Promirim) em homenagem ao meu avô. Temos uma planta dessa casa feita pelo meu avô e pelo Ney Martins. Hoje, graças a esse prêmio vou ter a oportunidade de dar continuidade a esse projeto”, declara Luciano.

“A assessoria técnica em projetos culturais é um dos objetivos da instituição. A exemplo do grupo “Xiba e Fandango Mestre Orlando”, a FundArt tem constantemente contribuído para com a formação e a profissionalização de artistas e grupos da cidade”, relata Camila Marujo, diretora cultural da FundArt.

Mestre Orlando – Foto: Paulo Zumbi

A cultura popular é definida pela Unesco como “o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social”.

Assessoria técnica em projetos e editais

A FundArt disponibiliza gratuitamente assessoria técnica na elaboração e formatação de projetos culturais. Artistas, grupos e agentes culturais podem agendar o atendimento personalizado diretamente com a diretoria cultural da instituição pelo e-mail cultural@fundart.com.br ou ainda pelo telefone (12) 3833-7000.

Confira o resultado final da premiação: https://bit.ly/2yuqf9L

 

 

Menu