Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba realiza projeto de transmissão de saberes

Post 56 de 550

O projeto “SEMENTES CAIÇARAS”, do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, realizado através do Programa de Acesso a Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, está realizando na cidade de Ubatuba ações de transmissão de saberes e apresentações da forma musical mais característica dos moradores da beira-mar paulistana: o fandango.

O objetivo principal do projeto é transmitir os saberes ancestrais referentes ao fandango, salvaguardando esse importante patrimônio cultural imaterial brasileiro e despertando o caiçara para a necessidade de valorização e preservação de sua identidade de origem.

Entre as ações, oficina de construção e prática instrumental de rabeca, oficina de ritmos do fandango e oficina de danças caiçaras para interessados em geral e encontros com os mestres em escolas públicas de ensino fundamental, para o ensino de músicas e danças às crianças, além de cinco bailes de fandango.

As oficinas de construção e prática instrumental de Rabeca acontecem no Museu Caiçara, situado no Projeto Tamar, quarta-feira (TURMA 1: das 19h00 às 22h00), quinta-feira (TURMA 2: das 19h às 22h) e sexta-feira (TURMA 2: das 15h às 18h e TURMA 1: das 19h às 22h).

Os bailes de fandango acontecerão nas comunidades tradicionais de Ubatuba, iniciando ao dia 09 de junho, com o Baile de Fandango dos Enamorados_Amanhece na Almada, na Sede da Associação dos Moradores da Almada, a partir das 21h00.
As escolas municipais atendidas pelo projeto estão localizadas em Picinguaba, Sertão do Ubatumirim, Puruba e Pereque Açu.

Maiores informações: mariogatoitagua@hotmail.com

Fonte: Organização

Menu