FundArt se reúne com representantes de grupos tradicionais de Ubatuba

Post 292 de 790

Na tarde de ontem (24), representantes de diversos grupos culturais de Ubatuba estiveram reunidos na sede administrativa da FundArt, juntamente com membros da Fundação a fim de fortalecer ainda mais essa relação.

Estiveram presentes no encontro, representantes das aldeias indígenas Renascer e Boa Vista, dos Grupos “Fandango Bacurau” e “Xiba e Fandango Mestre Orlando”, Maracatu Itaomi, Dança da Fita e do Grupo de Congada de São Benedito.

A reunião teve início com a fala do Diretor Presidente da FundArt, Pedro Paulo, agradecendo a presença de todos e reafirmando o compromisso da Fundação com a cultura local. “Estamos sempre com as portas abertas. Queremos ter um canal direto com os grupos para ouvi-los e dar o apoio necessário para que se desenvolvam… temos observado o surgimento de novos grupos, não como um problema, mas como um fator positivo para o crescimento e manutenção de nossa cultura identitária”.

Para Robinho Fernandes, neto do saudoso Mestre Dito Fernandes e representante do Grupo de Congada de São Benedito do Sertão do Poruba, a reunião foi muito produtiva: “nos meus 27 anos de vida, eu nunca tinha participado de uma reunião com todos os grupos, todo mundo tendo seu tempo de fala e sua opinião respeitada e anotada. Essa aproximação é muito bem-vinda… é o que a gente mais precisa, ter esse canal aberto”.

Além de ouvir as demandas e anseios dos grupos, a pauta do encontro abordou também a participação dos grupos em eventos realizados e apoiados pela Fundação, em especial a Festa de São Pedro Pescador e Caiçarada.

Menu