FundArt prepara celebrações do Dia da Consciência Negra em Ubatuba

Post 733 de 734

A-Mais-Bela-negra-Cartaz1Dando início a comemoração do Dia da Consciência Negra, a FundArt abre as inscrições para o concurso A Mais Bela Negra – Ubatuba 2013. Moças a partir de 15 anos podem se inscrever até o dia 12 de novembro na sede da FundArt.

O concurso faz parte de uma série de atrações que a FundArt está preparando para o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. O grande evento, que acontecerá no Sobradão do Porto, contará com uma série de atividades e apresentações culturais de matrizes africanas – exposição, gastronomia, música e, em especial, a dança sagrada dos orixás.

20 de Novembro

O Dia da Consciência Negra é celebrado na data da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra. Os negros brasileiros reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, o dia 20 de novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Menu