Publicado em: 8 de novembro de 2024
Mais de 2 mil pessoas prestigiaram as apresentações do Projeto Arte Para Todos, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), realizadas durante os últimos seis dias, e concluídas nesta quinta-feira, dia 7, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Na ocasião, famílias se emocionaram ao ver filhos e parentes no palco, e alunos de todas as faixas etárias puderam apresentar tudo o que aprenderam com as oficinas culturais gratuitas da Fundart.
As atividades começaram no dia 1º de novembro com a oficina de Piano, e entre os presentes estava Bruno Figueiredo, que acompanhou a apresentação da filha, Nina, que há dois anos faz aulas pela Fundart. “Acredito que a arte e a cultura na formação das crianças são fundamentais. Ficamos muito felizes em ver o desenvolvimento dela,” comentou.
No dia 2, a oficina de Jazz animou o público com coreografias inspiradas em clássicos da Broadway. A apresentação também incentivou a solidariedade: foram arrecadados 700 kg de alimentos, doados ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, que distribui às famílias em situação de vulnerabilidade.
A programação continuou no dia 3 com a oficina de Dança do Ventre e o seu espetáculo “Mil e Uma Noites”. Em seguida, mostrando a importância da valorização da cultura local e do resgate da ancestralidade, os alunos das oficinas de Danças Étnicas, dos quilombos do Sertão de Itamambuca e Fazenda, e da Capoeira, do bairro Estufa 2, se apresentaram no dia 4. “A capoeira transforma vidas, temos alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos) e da APEAU (Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba), e só agradeço a Fundart por ter a oportunidade de levar essa arte e cultura do nosso povo para todos”, ressaltou Claudio Santos, arte-educador de Capoeira.
Na quarta-feira, dia 6, o público ainda prestigiou os alunos da oficina de Violão da Escola Municipal Renata Castilho, que atende mais de 150 crianças. E ontem, dia 7, as turmas de iniciação de violão (da Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado e da sede da Fundart), violão erudito e cavaquinho encerraram as apresentações.
Para a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito, o sucesso das apresentações reflete a missão do projeto Arte Para Todos. “Levar arte e cultura para todos os cantos de Ubatuba é a nossa missão. Atendemos mais de mil pessoas anualmente com oficinas gratuitas e nosso objetivo é aprimorar e expandir esse alcance no próximo ano”, ressaltou Thaila.
Demais oficinas do Arte Para Todos
O talento dos alunos das oficinas de desenho artístico e grafite, fibras naturais, pintura livre, tecelagem, modelagem em argila, pintura em tela e fotografia digital, está em exposição na sala Tia Helô, no Teatro Municipal, até o dia 30 de novembro. A mostra, que começou no dia 5, é gratuita e todos estão convidados a conhecer.