Publicado em: 16 de março de 2020 | Última atualização em: 26 de março de 2020
Seguindo as determinações da Prefeitura Municipal por meio do decreto 7306/2020, a FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba adotará uma série de medidas como forma de prevenir o contágio do coronavírus (COVID-19) no município.
A partir da próxima segunda-feira (23) todas as oficinas culturais da Fundação estarão suspensas por tempo indeterminado, sendo que a partir de hoje (16) as faltas dos alunos não serão contabilizadas. O Projeto Guri, parceiro da Prefeitura Municipal, também terá suas aulas suspensas.
Outra ação é o fechamento do Museu Histórico Washington de Oliveira e a suspensão de todos os eventos públicos – culturais e/ou sociais – que possam gerar aglomeração de pessoas, bem como de reuniões e capacitações. Isso inclui a encenação da Paixão de Cristo, as apresentações musicais vinculadas a Associação Lira Padre Anchieta e as reuniões dos setoriais de cultura da Fundação.
COMUNICADO – Portaria Interna 25/2020, de 20 de março 2020
A FundArt informa que a partir de 23 de março (segunda-feira) o atendimento ao público será realizado pelos canais oficiais de comunicação e relacionamento da Instituição. Endereço eletrônico: contato@fundart.com.br. Acompanhem-nos pela FanPage FundartUbatuba e Instagram @fundartubatuba.
As medidas adotadas estão em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde e do decreto n° 64862 de 13 de março de 2020, do Governo do Estado de São Paulo.
O conselheiro da FundArt, Henrique Becker, do setorial de Folclore e Tradições populares endossa a decisão da FundArt em cancelar temporariamente as atividades previstas: “A pandemia é bastante séria e requer cuidados redobrados de toda população. Evitar aglomerações é uma das estratégias básicas para reduzir a velocidade da contaminação, e assim, minimizar o risco de colapso do sistema de saúde. Até mesmo atividades culturais devem ser adiadas como prevenção coletiva da contaminação”.
Quanto a cultura caiçara, Henrique lembra que as manifestações da cultura popular tradicional, por sua natureza, agregam especialmente idosos, público este que requer maior cuidado e atenção, e reforça ainda que os bailes de fandango não são realizados nesta época, em respeito ao período de quaresma. Porém, a Romaria do Divino que já estava pronta para iniciar as visitas nas casas, também será repensada, dado o potencial risco de disseminação da virose durante a peregrinação.
Economia da Cultura
Buscando diminuir o impacto socioeconômico no setor cultural de Ubatuba, a Diretora Presidente da FundArt, Camila Marujo, esclarece que diversas ações administrativas estão sendo estudadas para que arte-educadores, artistas e agentes culturais sejam menos afetados pela paralisação total das atividades e eventos programados para o período de 30 dias. “A Fundação tem o compromisso de atuar em prol das necessidades emergenciais do setor artístico-cultural. Estamos empenhados em solucionar esta situação da melhor maneira possível”, destaca Camila Marujo.
Confira o vídeo produzido pela FundArt – Campanha #TodosContraCoronavírus
Enquanto isso no Museu Histórico de Ubatuba a contadora de histórias Claudia Oliveira, do projeto “Férias no Museu”, fala sobre as medidas de prevenção e os procedimentos adequados para o diagnóstico e tratamento do Coronavírus.
Tradutora e Intérprete de Libras: Aline De Amorim
Acesse o boletim oficial e notícias atualizadas a respeito do Coronavírus em Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/