FundArt: 31 anos de dedicação à arte e cultura de Ubatuba

Post 8 de 609

Sede administrativa da FundArt

A FundArt, criada em 25 de novembro de 1987, tem por finalidade, executar políticas públicas que visem a preservação do patrimônio cultural, o estímulo à produção artística, e a democratização do acesso aos bens culturais para toda a população de Ubatuba.

Ao longo desses 31 anos de existência, podemos dizer que a Fundação fez muito mais do que isso: formou artistas, colaborou no desenvolvimento do caráter de muitos, transformou vidas…

Qual cidadão de Ubatuba não tem uma boa recordação da infância, estudando na Biblioteca Municipal, em uma Festa de São Pedro na Barra dos Pescadores, ajudando como voluntário na encenação da Paixão de Cristo, aprendendo a tocar violão ou a desenhar? Tudo isso sem ao menos saber o que era a FundArt, ou mesmo que ela existia.

Sim, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba fez, e continua fazendo parte da vida de muitos. Artistas, apreciadores, caiçaras, ou até mesmo aqueles que vieram de fora e que encontraram na arte e cultura de Ubatuba um recomeço.

Milhares de crianças cresceram junto com a Fundação, participando de nossas oficinas culturais. Crianças que entraram no “ famoso balé da FundArt”, com pouco mais de 7 aninhos e saíram moças e rapazes com caráter formado, muitos deles fazendo da dança uma profissão de sucesso.

Sobradão do Porto – Foto: Paulo Zumbi

Quantos aprenderam as primeiras notas musicais na Banda Lira Padre Anchieta ou em alguma de nossas oficinas e hoje vivem exclusivamente da música.

Além de toda essa responsabilidade cultural e social, a FundArt, com sua atual sede no prédio do Antigo Fórum de Ubatuba, é ainda responsável pela administração da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, do Museu Histórico “Washington de Oliveira, das Ruínas da Lagoinha e do Sobradão do Porto, importantes patrimônios históricos e culturais de nosso município.

Fechamos um ciclo de 3 décadas de trabalho árduo e muito aprendizado. Iniciamos uma nova caminhada rumo aos 40 anos, com muito amor à arte e a nossa tão rica cultura.

Confira o vídeo comemorativo dos 30 anos da FundArt produzido em 2017:

 

 

Menu