Folclore em Cena desembarca neste mês em Ubatuba!

Publicado em: 6 de abril de 2017 | Última atualização em: 7 de abril de 2017

A cidade será a sede da etapa final do evento que acontece entre os dias 17 a 23 de abril com programação recheada de muita cultura local

chambinho (2)

Tenda de troca de livros, contação de histórias, música, palestras e diversas atrações farão parte do evento que já passou por alguns municípios do interior de SP e agora chega em Ubatuba. O projeto é realização do Ministério da Cultura e Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), através da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da FundArt e da Seth Assessoria.

O projeto será realizado entre os dias 17 a 23 de abril na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig e todas as atividades, gratuitas, são abertas ao público. Uma tenda permanente de troca de livros será montada e muitas atrações culturais locais irão receber o público. A proposta busca também promover o intercâmbio entre a cultura caipira e a cultura caiçara que existe ainda forte no município de Ubatuba. Toda a programação pode ser acompanhada no site da FundArt.

A ideia do projeto é convidar, sobretudo, as escolas municipais e estaduais para participar das atividades na Tenda da Lenda, veja abaixo ais informações sobre essa programação. Mais de 3 mil livros serão trazidos com a finalidade de fazer a troca de livros em Ubatuba.

Lançamento do projeto  Tekoa Jaexaa Porã “Alma Viva Guarani”

Os cantos sagrados para ñhanderu, o grande deus criador de tudo na cultura guarani, dos indígenas da aldeia Boa Vista em Ubatuba, foram registrados pela primeira vez. O CD que encanta com as músicas tradicionais da comunidade que vive no sertão Prumirim, foi produzido pela Gopala Filmes e pelo Projeto Garoupa e conta com o apoio dos realizadores do Folclore em Cena.

Projeto Alma Viva Guarani - Corais indígenas da Aldeia Boa Vista

O lançamento acontece no dia 19 de abril, na Praça de Eventos em Ubatuba e integra a programação da Semana da Tradição Indígena. Os dois corais – Xondaro Mirim Mborai e Nhamandu Nhemopuã – se apresentam a partir das 14h, com a finalidade de mostrar ao público presente a cultura guarani que segue resistindo em meio às lutas pela sobrevivência. Jovens, crianças e adultos fazem parte dos grupos. Após a apresentação, haverá roda de conversa e uma vivência sobre a cultura indígena guarani mbyá.

A imperdível Tenda da Lenda

Contadores de histórias de Ubatuba farão parte da programação das manhãs e tardes, em que escolas e demais interessados podem assistir às apresentações na Tenda da Lenda, local em que haverá também a troca permanente de livros.

O projeto Abayomi Encantado, as contadoras Mariza Taguada, Cláudia Oliveira, o Palhaço Pilequinho SeuCaradeBolacha e o Musical “Festa no Lixão” irão apresentar histórias e performances durante o evento. A Cia. Teatral Castelo das Artes, de São Sebastião, participará com mitos e lendas caiçaras e a Cia Fulô traz suas intervenções artísticas para crianças e adultos de todas as idades.

online

Música e muita diversidade cultural

A noite da quinta-feira (20) será animada com o grupo Fandango Caiçara, de Ubatuba, com a Dança do Boi, além do grupo cultural O Grito de Maria e da dupla Nako e Rafael.

Na sexta-feira, às 19h acontecerá a palestra  “Nós Somos a Cultura”, com o Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, da Unesp de Araraquara. Em seguida, serão apresentadas intervenções culturais do Palhaço Foka, a Congada de Bastões de São Benedito do Puruba e a noite será encerrada pela Bateria GRESMAI do Itaguá.

No sábado,dia 22 de abril, o Folclore em Cena traz ao público o Grupo Concertada, o show da cantora e compositora  Jordana e encerra com Chambinho do Acordeon, músico que interpretou Luiz Gonzaga no cinema, na película Gonzaga de Pai para Filho.

Oficinas e troca de saberes

Além de cineclube e troca de livros, haverá uma oficina de areiaografia – técnica dos “tapetes de Corpus Christi”, ministrada pelo artista plástico Elio Floriano, de Matão, interior de São Paulo.

 

Serviço:

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft