Festa do Fandango Caiçara é sucesso em Ubatuba

Post 17 de 438
Foto: Antonia Regina Moura

Foto: Antonia Regina Moura

A festa do Fandango Caiçara de Ubatuba aconteceu no último final de semana reunindo mestres e grande número de admiradores da cultura caiçara.

Compareceram ao evento fandangueiros de Iguape, Peruíbe, Paranaguá, Guaraqueçaba e cirandeiros de Paraty que vieram para cantar e dançar ao som das rabecas e violas.

O baile foi animado, teve muita batida de tamanco e a festança se arrastou até a madrugada.

Durante os dias de festival, foram realizadas rodas de conversa, reforço das relações entre os músicos, preservação da memória e a prática das diferentes músicas e danças, além do fortalecimento do Fandango Caiçara, considerado patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Foto: Antonia Regina Moura

Foto: Antonia Regina Moura

“A festa de Ubatuba foi muito positiva, encerrando com chave de ouro o projeto. Foi interessante que ao final, Paraty indicou representantes para integrar o comitê de salvaguarda”, disse Fernando Oliveira, integrante do Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara.

Ubatuba também elegeu representantes municipais para integrarem o Comitê – Mario Ricardo de Oliveira, Jairo Eduardo Araujo dos Santos e Vanessa Cancian Silva.

O evento de Ubatuba encerrou o projeto “Ô de Casa: Mobilização, Articulação e Salvaguarda do Fandango Caiçara”, que percorreu diversos municípios do Brasil levando o Fandango Caiçara e promovendo seu fortalecimento.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt, da AARCCA, Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e Instituto Argonauta.

Folia do Divino Foto: Antonia Regina Moura

Folia do Divino
Foto: Antonia Regina Moura

Projeto “Ô de Casa: Mobilização, Articulação e Salvaguarda do Fandango Caiçara”

Projeto de mobilização e articulação de fandangueiros, grupos de fandango, instituições parceiras da sociedade civil e poderes públicos para fortalecer o contato, a cooperação e o intercambio entre eles fomentando assim a manutenção, difusão e divulgação do fandango caiçara.

Saiba mais:

https://www.facebook.com/odecasasalvaguardadofandangocaicara

Menu