Felicidade é tema de espetáculo do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias

Atualizado em: 13 de julho de 2018

Espetáculo acontece no Teatro Municipal de Ubatuba, domingo, às 19h, com entrada gratuita 

A partir de dados da Organização Mundial da Saúde, bailarinos e diretor fizeram uma pesquisa sobre os caminhos e obstáculos para a felicidade. Foto: Clarissa Lambert

Breve Compêndio para Pequenas Felicidades, do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, dirigido por um dos mais prestigiados jovens coreógrafos brasileiros Luiz Fernando Bongiovanni (profissional que já criou para grandes companhias no Brasil e no exterior), surgiu com a ideia de olhar sob várias perspectivas para uma pergunta cada vez mais desejada e, ao mesmo tempo, mais distante: Qual é a felicidade, ainda que efêmera, que dá sentido à vida?

O espetáculo, que o público de Ubatuba poderá acompanhar no próximo dia 15, às 19, no Teatro Municipal de Ubatuba, foge do senso comum ao trabalhar a individualidade de cada intérprete e sua própria relação com o tema. Mostra, assim, que não é preciso sorrir para ser feliz.

Este trabalho de pesquisa foi contemplado com o edital de Fomento à Dança de 2016, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Denilto Gomes, foi indicado ao APCA de melhor espetáculo e ao Prêmio Guia da Folha.

“Optamos por fazer uma reflexão que não parte do senso comum sobre a felicidade geral, associada, na maior parte do tempo ao amor, à saúde, aos bens materiais, mas um outro tipo de felicidade, aquela  que cada pessoa descobre individualmente e nutre ao longo da vida. A felicidade que habita os instantes, as frestas, as passagens”, fala Luiz Fernando Bongiovanni, que contou com a colaboração do elenco para a criação da obra.

 

Pesquisa cênica

O trabalho faz uma reflexão sobre a felicidade a partir de um dado da Organização Mundial de Saúde que afirma: em 2030, a depressão será a doença crônica mais comum do mundo. O que será – no modo de condução da vida contemporânea – que anda tão equivocado para que um dado como esse seja encontrado?

Núcleo dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni, vencedor do Edital de Circulação ProAC Foto: Clarissa Lambert

A estratégia de pesquisa passa por elementos de cartografia no qual cada integrante do elenco colabora com suas próprias experiências e perspectivas para perceber o que traz felicidade. Desacelerar, escolher, relacionar, pertencer, acolher, tocar, são algumas ações que apareceram nas discussões que o grupo realizou entre si e com outros públicos.

O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias realiza uma reflexão poética a respeito dos caminhos e obstáculos à felicidade. O intuito não é endereçar aquela felicidade do senso comum, da revista ou da mídia, mas uma outra, que cada indivíduo pode construir a partir de uma percepção aprofundada de si e do mundo. A partir dessa indagação, o grupo também se pôs a pensar quais os obstáculos e impedimentos que nos atravessam?

“A pesquisa parte de vivências e experiências de cada artista, como cada um busca a felicidade e quais os entraves que encontra, a partir daí, elaboramos uma lista, um breve compêndio, que apresentamos no âmbito cênico uma manifestação”, completa.

 

SERVIÇO: Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas
Direção: Luiz Fernando Bongiovanni, com o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias.
Data:15 de julho
Horário:19h
Local: Teatro Municipal de Ubatuba.  Endereço: Praça Exaltação à Santa Cruz, 22, Centro – Ubatuba

Ingressos Gratuitos – Distribuição de ingressos na bilheteria do local com 1 hora de antecedência.

 

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LUIZ FERNANDO BONGIOVANNI 

Luiz Fernando Bongiovanni é bailarino há mais de vinte anos, metade deles passados na Europa – Cullberg Ballet e Ballet da Ópera de Gotemburgo, ambos na Suécia; Scapino Ballet, em Roterdã, na Holanda, e no Ballet da Ópera de Zurique, na Suíça. Desde que retornou ao Brasil, em 2004, trabalha na coordenação de projetos culturais, na execução de oficinas de improvisação e de composição e como coreógrafo em companhias nacionais, como Balé da Cidade de São Paulo, Cia Jovem do Bolshoi, São Paulo Companhia de Dança, Balé Teatro Guaíra, Balé Teatro Castro Alves, Balé da Cidade de Niterói e Corpo de Baile Jovem do Theatro Municipal; e internacionais, Ballett Hagen, Ballett im Revier (Alemanha) e o Balé Nacional Chileno em Santiago do Chile. Também trabalhou como coreógrafo das óperas Sansão e Dalila, Ariadne em Naxos, O Menino e os Sortilégios e Ça Ira, no Teatro Municipal de São Paulo.

Desenvolve trabalhos pedagógicos de Improvisação e Composição para bailarinos em formação livre e universitários, na UNICAMP, onde trabalhou por dois períodos, como artista residente e professor especialista convidado. Defendeu seu Mestrado na mesma Universidade. Também foi professor na Universidade Anhembi-Morumbi, no curso de extensão. É diretor e coreógrafo do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias.

 

NÚCLEO DE PESQUISA MERCEARIA DE IDEIAS 

O Núcleo surgiu em 2009, quando o diretor e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni ainda fazia parte do corpo do Balé da Cidade de São Paulo, com vocação para a pesquisa em dança.  Desde então, a colaboração entre coreógrafo e bailarinos é fluente e contínua. “No meu trabalho, trago o respeito pelo artista. O respeito pela sua inteligência e sua sensibilidade. Os artistas com quem quero trabalhar, seja no Mercearia, seja em companhias que me convidam, são artistas colaboradores”, revela Bongiovanni.

A partir de temas sugeridos, o grupo se lança a encontrar caminhos para trazer isso para a cena, como o universo feminino, caso de As Filhas de Bernarda, trabalho de 2009, ou a memória e a morte, questões vistas em Nossos Sapatos (2013). “Desenvolvi e venho trabalhando e aperfeiçoando um modo de trabalho que instiga, estimula, cutuca, provoca. Dessa forma, sinto que os artistas podem dar vazão ao seu talento criativo.”

Paralelamente à pesquisa, outra característica do grupo é a movimentação desenvolvida por Bongiovanni. Partindo de improvisações, Luiz Fernando trabalha a desconstrução de modos tradicionais de movimento e busca novas organizações do corpo. A partir disso, a criação valoriza as descobertas e possibilidades de cada intérprete dentro das propostas de criação específicas e das ferramentas de improvisação. O Núcleo já foi premiado com o Proac, da Secretaria de Estado da Cultura, e o Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura, e em seu repertório contam As Filhas de Bernarda Alba (2009), Micro-Biografias Visíveis (2012), Nossos Sapatos (2013), 14 Cenas para um possível desencontro (2016) e Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas (2016).

 

Ficha Técnica

Direção Artística e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni

Assistência de Direção: Lumena Macedo

Elenco: Carolina Verzolla, Julia Lima, Fernanda Verardo, Rivaldo Ferreira, Carlos Araújo, Jean Valber, Manoella Brunelli, Jode Manzato

Coreografia: desenvolvida em colaboração com Mercearia de Ideias

Estagiários: Michael Martins e Valentina Cantori

Cenografia: Oswaldo Lioi

Iluminação: Lígia Chaim

Trilha sonora: Sérgio Soffiatti

Figurino: Nayara Saez

Projeção e geração de conteúdo digital: Binho Dias e Veruska

Filmagem: Osmar Zampieri

Fotógrafa: Clarisa Lambert

Técnico de Luz: Ana Matie

Técnico de Som: Luiz Fernando Bongiovanni

Cenotécnico: Jimmy Wong

Produção Executiva: Guto Tataren | Núcleo Corpo Rastreado

CONTATO PARA ENTREVISTAS E IMAGENS

Flávia Fontes Oliveira – Dialeto Arte e Comunicação

dialetoarte@gmail.com | (11) 9.8187-8462

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