Publicado em: 6 de outubro de 2022
Iniciativa é organizada pelo Coletivo de Mulheres Angoleiras e pelo Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros
Ubatuba recebe nesta sexta e sábado, dias 7 e 8 de outubro, a sexta edição do evento “Corta a cabaça, Espalha a semente”, iniciativa que busca a valorização da cultura afro-brasileira, utilizando a capoeira angola como fio condutor para os encontros.
A programação está repleta de saberes, com vivências, rodas de capoeira e muita troca de aprendizado sobre cultura popular e reflexões sobre questões étnico-raciais. Nesta sexta-feira, as atividades serão realizadas no Projeto Tamar de Ubatuba, no bairro do Itaguá, e no sábado serão desenvolvidas na Associação de Moradores e Amigos do Corcovado (AMAC), na região sul do município.
A abertura do evento terá a participação da mestra Ana Maria Carvalho, do Maranhão, que conduzirá uma vivência de danças brasileiras, seguida pela apresentação de uma roda de capoeira angola conduzidas por mestres e mestras convidados. No sábado, dia 8, pela manhã, a contramestra Renata Kabilaewatala (CCAASS/GO), proporcionará vivências que envolvem o corpo, a dança e a capoeira. À tarde, terão atividades para as crianças e mais vivência com o Mestre Marrom (CGAIG/SP). O encerramento será feito com uma grande roda de capoeira angola.
A participação nas atividades é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/cC1wgRYaR3aLkKzQ8. As vagas são limitadas.
Este ano, a iniciativa é organizada pelo Coletivo de Mulheres Angoleiras e pelo Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros. O encontro conta com a parceria da Fundação de Arte de Cultura de Ubatuba – Fundart – por meio do Programa de Apoio a Eventos na Municipalidade em 2022.
Programação:
Sexta-feira – 7 de outubro
18h30 – Vivência de danças com a mestra Ana Maria Carvalho
20h – Roda de capoeira com convidadas e convidados especiais
Local: Projeto Tamar de Ubatuba – R. Antônio Atanázio, 273 – Itaguá
OBS: Em caso de chuva, a programação de sexta-feira será transferida para o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.
Sábado – 8 de outubro
8h30 – Café da manhã
10h – Vivência com contramestra Renata Kabilaewatala
12h – Almoço
14h – Vivência para as crianças
15h – Vivência com Mestre Marrom
17h – Roda de encerramento
Local: AMAC – Corcovado