Publicado em: 8 de setembro de 2025
Nesta segunda-feira, 8 de setembro, a estátua de Padre José de Anchieta retornou à orla da Avenida Iperoig, na região central de Ubatuba. O monumento havia sido vandalizado — com a remoção do braço — e foi revitalizado pela equipe de manutenção da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e pelo artista plástico Tiano Mendes, com apoio de comerciantes locais.
O trabalho de restauração incluiu limpeza, pintura e a recolocação do braço, e durou cerca de um mês. Oficialmente, o processo será concluído amanhã, após os últimos retoques do artista já na avenida.
“Toda a pintura foi feita com base em fotos antigas, para tentar chegar o mais próximo possível da pintura original. Antes, haviam coberto toda a pintura com massa, e desta vez tivemos o cuidado de tentar retornar ao aspecto original”, explicou Tiano, lembrando que a recolocação do braço, com vergalhões de ferro e massa, foi realizada pela equipe de manutenção da Fundação.
A estátua está localizada na Avenida Iperoig, no Centro de Ubatuba, próxima à Praia do Cruzeiro, no sentido do Farol. Ela foi instalada em 1997, em comemoração ao quarto centenário relacionado a Anchieta.
O monumento representa Padre José de Anchieta escrevendo a obra literária que ficou conhecida como “Poema à Virgem Maria”, composta em latim nas areias da Praia de Iperoig, em 1563.