Escritores de Ubatuba se destacam na Flip

Publicado em: 4 de agosto de 2017 | Última atualização em: 9 de agosto de 2017

Ubatuba marcou presença e fez público refletir sobre a cultura caiçara

Foto: Thiago Mariano

Foto: Thiago Mariano

Os escritores de Ubatuba representaram a cultura do município em participação especial na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) edição 2017. Os autores compuseram a programação da Casa Ruth Guimarães, no Instituto Silo Cultural.

No dia 29 de julho, sábado, ocorreu uma troca de pensamentos peculiares sobre a cultura literária que envolve a municipalidade. Em uma mesa mediada pelo escritor Pedro Gontijo, o momento mais marcante foi a apresentação de formas diversas no que tange ao fazer literário.

A participação de Ubatuba aconteceu em razão de patrocínio da Prefeitura Municipal por meio do apoio institucional da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) e da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur).

Da esquerda para a direita: Vanda Mota e Luís Perequê representando o Instituto Silo Cultural, a primeira-dama Sandra Sato, o prefeito Délcio Sato, Mauro Munhoz e Pedro Paulo Teixeira Pinto

Vanda Mota e Luís Perequê representando o Instituto Silo Cultural, a primeira-dama Sandra Sato, o prefeito Délcio Sato, Mauro Munhoz e Pedro Paulo Teixeira Pinto

O prefeito Délcio Sato esteve presente oficialmente ao evento e se reuniu com Pedro Paulo Teixeira Pinto, diretor presidente da FundArt, com Mauro Munhoz, diretor presidente da Casa Azul, promotora da Flip, e Luís Perequê, fundador do Instituto Silo Cultural. “Esse encontro faz parte das tratativas que estamos desenvolvendo com Mauro Munhoz, a fim de criarmos um evento cultural para Ubatuba, a partir de uma pesquisa de território que irá revelar o tipo de conteúdo para nossa cidade.” disse Sato.

Ubatuba na Flip

Na ocasião,  Joaquim Maria Botelho, filho de Ruth Guimarães, jornalista e crítico literário apresentou uma crítica literária preparada para cada um dos textos expostos e também para o romance “Escotoma: percepção ou preconceito”, no qual o autor é Pedro Gontijo.

Os demais autores e obras selecionadas foram: Bárbara Araújo (“Tiê”, poesia infantil), Santiago Bernardes (“Pescaria”, conto), Danúbia Ivanoff (“Como fazer uma poesia”, poesia), Teca Aliende (“Primeiro dia de aula”, crônica) e Bado Todão (“Ela, a poesia”, poesia).

Atrações musicais

O Fandango Caiçara de Ubatuba realizou um baile de fandango que promoveu o intercâmbio também com mestres da ciranda de Paraty (RJ).

Domingo, dia 30 de julho,  a Banda Lira Padre Anchieta animou as ruas do Centro Histórico de Paraty em um cortejo junto ao público e aos escritores da Flipinha.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft