A Cadeia Velha, considerada a primeira construção de linhas modernas de Ubatuba no século XX, foi projetada por Euclides da Cunha, autor da famosa obra “Os Sertões”, e funcionário do Governo do Estado de São Paulo naquele período.
O prédio, inaugurado em 1902, foi a primeira cadeia de Ubatuba, hospedando desde presos considerados de baixa periculosidade, até condenados a caminho da Colônia Correcional do Porto das Palmas (Presídio da Ilha Anchieta).
A cadeia funcionou no local até 1976, quando foi transferida para a Rua Thomaz Galhardo. Após uma reforma sediou o Centro Municipal de Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura, e de 1984 a 2000 foi sede da CETESB – Companhia Estadual de Tratamento de Esgoto e Saneamento Básico. Em 2001, foi reconhecido como Patrimônio Histórico Municipal e passou a ser a sede do Museu Histórico de Ubatuba.
O Museu conta com acervo composto por materiais arqueológicos dos primeiros habitantes da região, utensílios antigos, móveis e objetos pessoais de Madre Glória e do farmacêutico Washington de Oliveira (Seu Filhinho). Também faz parte do acervo a Exposição “Ubatuba: o redescobrir da história” – projeto de pesquisa bibliográfica e documental da cidade.
Endereço: Praça Nóbrega, 8 – Centro
Funcionamento: Fechado para Reformas
Telefone: (12) 3836-2047
museu@fundart.com.br
Atualização
Atualmente o edifício está passando por reformas para melhor comportar o acervo e o público. Já as obras do acervo estão passando por uma minuciosa restauração para, assim, ser entregue ao público um Museu com sua História e Lembranças mais vivas que nunca.