Com mais de 63 anos de história na cidade, a Banda Lira Padre Anchieta – que conta com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) – é referência na região, aliando concertos impecáveis a uma trajetória que perpassa gerações com o ensino da música através de instrumentos de sopro, percussão e voz.
Ao longo das últimas seis décadas, o projeto se multiplicou e deu origem à Associação Lira Padre Anchieta, que abrange além da banda sinfônica, grupos de câmara, como o Retreta Maestro Pedrinho, Grupo Free Som, Sons da Lira, Coro da Lira (adulto e infantojuvenil) e pelo projeto Lira do Amanhã, dedicado ao ensinamento musical de crianças a partir dos 8 anos de idade.
Com aulas gratuitas e instrumentos oferecidos pelo grupo, o Lira do Amanhã foi fundado em meados de 2007 e conta atualmente com mais de 200 alunos divididos em 12 oficinas que oferecem aulas de flauta transversal, saxofones, clarinete, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, violino, viola, violoncelo, canto coral, leitura rítmica, teoria, bateria e percussão.
O projeto reafirma os benefícios das aulas de música para as crianças, como melhora da coordenação motora, da concentração e da memória, capacidade de trabalhar em equipe, combate ao estresse e à ansiedade, bem como diversas outras benfeitorias para a mente e para o bem-estar dos praticantes.
Outro propósito dos projetos da Associação Lira Padre Anchieta é proporcionar cultura musical aos moradores e turistas da cidade, oferecendo apresentações gratuitas em diferentes localidades, como praças, teatro e eventos voltados para todos os públicos. Destaque também para a participação do grupo no Carnaval Histórico e no Festival de Marchinhas de Ubatuba, uma tradição que voltou a ser cultivada no município.
O sucesso do projeto foi reconhecido em 2020 pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música, de abrangência nacional, que presenteou a Lira com a doação de cinco instrumentos de sopro.
Mais sobre o projeto Lira do Amanhã
O projeto Lira do Amanhã funciona com dois polos na cidade, um no prédio do Casarão, na região central, e outro no Colégio Dominique, no bairro Jardim Carolina. Os interessados em participar do projeto devem aguardar a abertura de novas vagas divulgadas pelo site da Lira: https://www.liraubatuba.com.br.
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba apoia a Associação Lira com repasses de recursos anuais desde 2007. Neste ano, o valor do investimento foi de 309.100,00.