Sede administrativa da FundArt (Antigo Fórum)

No final do século XIX, quando Ubatuba apresentava elevados índices de progresso, o português Joaquim Ferreira Gomes construiu, na esquina da atual Praça Nóbrega com a rua Cel. Ernesto de Oliveira, o teatro local.

Após o falecimento de Ferreira Gomes, afim de evitar a demolição do teatro, o prédio foi adquirido pela Prefeitura, que o manteve em funcionamento por mais algumas décadas. Já no final da década de 50, o que restou do saudoso Teatro de Ubatuba foi doado ao Governo do Estado para que ali construísse o Fórum local.

Reza a lenda que tempos depois, o Fórum chegou a sofrer um incêndio onde todos os documentos foram queimados, incluindo arquivos do cartório de notas, imóveis e registro, que também funcionavam no local. O boato era de que o incêndio foi uma sabotagem, promovido por “interessados” em ocupar terras do município.

Com o passar dos anos, o antigo prédio se tornou pequeno para as necessidades do Fórum, que em 2006, foi transferido para a nova sede no bairro da Estufa II. Com o aval da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, o prédio passou por uma reforma e em 2008 se tornou a sede administrativa da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, onde funciona também a Oficina de Balé Clássico da FundArt.

Endereço: Praça Nóbrega, 54 – Centro
Telefone: (12) 3833 7000
Horário de Atendimento: das 8h às 18h

Menu