Publicado em: 25 de novembro de 2013 | Última atualização em: 26 de novembro de 2013
Foi no Sobradão do Porto que a FundArt homenageou com uma grande celebração o 20 de Novembro – o Dia da Consciência Negra. Abrindo as comemorações a presidenta da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Isabella Vassão lembrou que a presidenta Dilma em seu recente discurso pela data, disse que o país resgata parte de erros do passado quando realiza a inclusão de negros por cotas nas universidades e nos concursos públicos. Para finalizar, Isabella reiterou que a atual condição dos negros no Brasil deve ser um assunto de reflexão de todos no país.
O evento contou com a presença de artistas ligados a cultura afro-descendente e quilombolas da cidade em uma festa lotada com a participação de grupos folclóricos e tradicionais de Capoeira Berimbau-Mundo, Samba de Roda, Maracatu do Babalorixá Edson e do Grupo Itaomi, Grupo Ô de Casa e o Grupo Samba e Ousadia.
O público que compareceu pode aproveitar ainda a degustação de uma mesa diversificada de quitutes e bebidas típicas preparadas pela Dona Dina, Dona Cida e pelo Babalorixá Aloísio. No Salão de Exposições do Sobradão uma mostra de artistas da cidade contemplou o tema com quadros, fotos, esculturas e desenhos.
A noite destacou também a beleza da mulher negra no Concurso A Mais Bela Negra coordenado por Eudes Soares. A coroa foi para Maria Alice e os títulos de princesas para Eliana Ferreira e Paola Campos.