Cultura e esporte: corrida de canoas caiçaras acontece neste domingo em Ubatuba

Atualizado em: 27 de junho de 2017

Tradição da corrida de canoas caiçaras completa 60 anos em Ubatuba

Além do aspecto esportivo, a competição representa uma das principais manifestações culturais do caiçara (Foto: Paulo Zumbi)

Além do aspecto esportivo, a competição representa uma das principais manifestações culturais do caiçara (Foto: Paulo Zumbi)

Com o intuito de elevar a cultura caiçara em Ubatuba, a corrida de canoas também é um esporte benéfico à saúde. A modalidade esportiva e tradicional faz parte da programação da 94ª Festa de São Pedro Pescador e acontece neste domingo (2), às 9h.

As inscrições para participar do evento gratuito, que ocorrerá na Praia do Cruzeiro (Praça de Eventos), serão feitas antes do início de cada prova. Poderão integrar-se à competição todas as pessoas interessadas, que moram ou não na cidade, com idade superior aos 8 anos. Os menores precisam de autorização dos responsáveis legais.

Para o presidente da Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA), Helbert Ramon, o evento representa a manutenção da cultura de Ubatuba, uma vez que em 2017 se comemora 60 anos da corrida de canoas.

“A corrida de canoa para gente, remador e pescador, tem uma importância cultural e faz parte da nossa raiz. A gente vem remar, mas também vem rever os amigos, todos os remadores de norte a sul. E já faz parte da nossa história. A primeira corrida de canoa aqui em Ubatuba aconteceu em 1957. E esse ano é bem especial, porque já são 60 anos de tradição”, afirmou.

História

A primeira prova de canoas, chamada “Nossa Senhora das Dores” foi instituída em 1957 na Enseada do Itaguá. Idealizada pelo Profº Joaquim Lauro que, observando pescadores do cerco flutuante do Cedro remando lado a lado em duas canoas para chegar ao Itaguá, criou o que constitui hoje, uma das principais tradições locais.

As provas eram divididas nas mesmas categorias que as disputadas atualmente e a premiação era composta por utensílios de uso diário do pescador, como: lanternas, fio de pesca, par de botas, rádios entre outros.

Além do aspecto esportivo, a competição representa uma das principais manifestações culturais do caiçara ubatubense, atraindo um grande número de apreciadores durante sua realização.

Primeira prova de canoas, chamada “Nossa Senhora das Dores” foi instituída em 1957 (Foto: Paulo Zumbi)

Primeira prova de canoas, chamada “Nossa Senhora das Dores” foi instituída em 1957 (Foto: Paulo Zumbi)

Veja as categorias:

Premiação:

Realização

FundArt

Prefeitura Municipal de Ubatuba

Parceria

Paróquia Exaltação da Santa Cruz

Colônia de Pescadores Z10

Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara – AARCCA

Fundo Social de Solidariedade

Patrocínio

Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura

Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba – COMTUR

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft