Publicado em: 18 de julho de 2017
Autores de Ubatuba terão suas obras expostas ao público e oportunidade de expandir a cultura caiçara
Dentro da programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano existe um espaço reservado aos escritores “ubatubenses”. Trata-se da mesa “Ilhas Literárias”, no Silo Cultural, que acontece dia 29 de julho.
Seis autores de Ubatuba irão representar a literatura caiçara, ao lado do escritor e crítico literário Joaquim Maria Botelho, ex-presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE) e filho de Ruth Guimarães, a grande homenageada de toda a programação do Silo Cultural na Flip edição 2017.
A ideia da mesa foi inspirada na coluna “Ilhas Literárias”, do Jornal InforMar Ubatuba, que está ativo desde 2014 no município. O escritor Pedro Gontijo coordenará a roda de conversa entre os artistas da literatura de Ubatuba e demais presentes.
Diálogo
Na conversa, os autores falarão ao público sobre a criação dos seus textos, que foram selecionados pela coluna “Ilhas Literárias”.
Seguindo a fala de cada autor, Joaquim Maria Botelho apresentará uma crítica literária preparada para cada um dos textos expostos e também para o romance “Escotoma: percepção ou preconceito”, no qual o autor, Pedro Gontijo, lançará no evento.
Os demais autores e obras selecionadas são: Bárbara Araújo (“Tiê”, poesia infantil), Santiago Bernardes (“Pescaria”, conto), Danúbia Ivanoff (“Como fazer uma poesia”, poesia), Teca Aliende (“Primeiro dia de aula”, crônica) e Bado Todão (“Ela, a poesia”, poesia). O evento será aberto a todos interessados em conversar sobre o fazer literário em Ubatuba.
Coluna “Ilhas Literárias”
A coluna é uma iniciativa que busca conectar as escritoras e escritores de Ubatuba e oferecer suas criações ao público.
A iniciativa está ganhando progressiva evidência e envolvimento social, contribuindo para energizar o movimento literário de Ubatuba, o qual existe e resiste há tempos, bebendo da fonte da cultura caiçara.
Livros
Livros de escritores de Ubatuba estarão expostos na loja do Silo Cultural. De 24 a 30 de julho, obras dos autores “ubatubenses” estarão sendo vendidas na loja do Silo Cultural, em Paraty. Os interessados em expor seus livros devem se inscrever preenchendo o formulário neste link.
Já estão inscritos os seguintes livros:
As Orelhas do Frade – Joban
Canoa Poética – Joban
O Livro do Mar (lançamento) – Santiago Bernardes
Palavradando – Santiago Bernardes
Escotoma: percepção ou preconceito (lançamento) – Pedro Gontijo
Alicismos – Alice Cristo Gontijo e Pedro Gontijo
O Artesanato Tradicional Tecendo Saberes – Edirlaine Reis e Leonardo Estevan
Poesias Escolhidas: Vozes de uma alma – Danúbia Ivanoff e outros.